Há menos de 50 dias do início dos Jogos Olímpicos no Rio, o atletismo esquenta os motores com a disputa da Diamond League, que reúne os melhores do mundo. Nesta quinta-feira aconteceu a etapa de Estocolmo, na Suécia, e o destaque ficou para a prova dos 800 metros. Nela, o atual campeão olímpico, o queniano David Rudisha, foi mal ao terminar apenas na quarta colocação.
Com 1min45s69, David Rudisha viu a vitória ficar com o compatriota Ferguson Cheruiyot Rotich, que dominou a prova e cruzou a linha de chegada com o tempo de 1min45s69. O francês Pierre-Ambroise Bosse e o polonês Adam Kszczot completaram o pódio.
No salto com vara masculino, a disputa na Olimpíada promete ser bem acirrada entre o francês Renaud Lavillenie e o canadense Shawn Barber. Campeão olímpico, o europeu marcou 5,73 metros nesta quinta-feira e desbancou o rival em Estocolmo, que falhou em três tentativas na mesma posição do sarrafo. O norte-americano Sam Kendricks, que venceu os dois em maio, não participou da competição, mas continua como o melhor do ranking na temporada com a marca de 5,92 metros.
Nos 100 metros com barreira, a norte-americana Kendra Harrison se manteve invencível neste ano. Com 12s66, o seu pior tempo na temporada, a velocista dos Estados Unidos venceu a prova em Estocolmo. Em um domínio norte-americano, Nia Ali e Queen Harrison completaram o pódio.
Já a sérvia Ivana Spanovic dominou o salto em distância. Com 6,90 metros, ela bateu a campeã olímpica Brittney Reese, que alcançou 6,88 metros. Campeã mundial, Tianna Bartoletta fez apenas a terceira melhor marca com 6,68 metros.