Um dia após levantar o 10º troféu do Torneio da Basileia, o suíço Roger Federer anunciou nesta segunda-feira que ficará de fora do último Masters 1000 da temporada, em Paris. A competição francesa, em quadra dura e indoor, tem início nesta segunda e o último grande torneio do ano antes do ATP Finals.

continua após a publicidade

“Estou extremamente decepcionado por ter que desistir do Masters de Paris”, disse Federer, antes de justificar sua ausência. “Eu preciso controlar bem o meu físico porque quero estender ao máximo a minha trajetória no circuito. Peço desculpas aos meus fãs franceses, que espero reencontrar em Roland Garros, no próximo ano.”

O tenista de 38 anos vem dosando sua participação no circuito há pelo menos três anos. Por isso, o suíço vem sendo baixa frequente no Masters de Paris. No ano passado, foi semifinalista, mas não competiu na quadra dura francesa em 2017 e 2016.

Na semana passada, ele competiu aparentemente sem dores na Basileia e, diante de sua torcida, foi campeão pela 10ª vez. Ele precisou vencer apenas quatro partidas para faturar o título porque o compatriota Stan Wawrinka desistiu do duelo das quartas de final.

continua após a publicidade

Com a desistência em Paris, Federer terá maior tempo de preparação para voltar à quadra no ATP Finals, em Londres. O torneio que reúne os oito melhores da temporada terá início no dia 10 de novembro.

O sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal, o russo Daniil Medvedev, o austríaco Dominic Thiem e o grego Stefanos Tsitsipas também já estão garantidos na competição. Duas vagas ainda estão em aberto.

continua após a publicidade