Campeão olímpico nos 110 metros com barreira, o chinês Liu Xiang foi submetido a uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito, na noite desta sexta-feira, em Houston, nos Estados Unidos. A operação, que durou cerca de uma hora, foi bem sucedida, de acordo com os médicos.

continua após a publicidade

Na operação, comandada pelo mesmo especialista que tratou o conterrâneo Yao Ming, o chinês sofreu a remoção de quatro pequenos pedaços de osso ao lado do tendão. “Sentimos que fizemos um bom trabalho ao longo da cirurgia. Foi exatamente o que esperávamos encontrar. As chances de ele voltar a correr são muito boas”, declarou o médico Thomas Clanton.

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Xiang tinha esporas de cálcio entre o tendão e o tornozelo. O médico explicou que a lesão se acentuou com o tempo, gerando pequenos cortes nas fibras do tendão e causando sangramento interno. Foi esta situação que produziu cálcio em excesso no pé do corredor.

Após a cirurgia, o atleta espera ser liberado do hospital ainda neste sábado. Seu técnico, Sun Haiping, afirmou que o corredor tentou resolver o problema no pé sem cirurgia e até testou massagem e a medicina chinesa. Os tratamentos alternativos, no entanto, não geraram resultados.

continua após a publicidade

“Se quiséssemos colocá-lo de novo em competições, teríamos que tentar a operação”, justificou o treinador. O próprio Yao Ming, jogador de basquete do Houston Rockets teria aconselhado a cirurgia. Esperança de ouro na Olimpíada de Pequim, Liu Xiang chegou a se acomodar na baliza para a prova, mas as fortes dores impediram o ídolo chinês de disputar os 110 metros com barreira.