esportes

Campeão galês alcança 27ª vitória seguida e bate recorde mundial

O recorde mundial de vitórias consecutivas em uma divisão de elite do futebol tem um novo dono. Nesta sexta-feira, o The New Saints, mais conhecido pela sigla TNS, conquistou seu 27.º triunfo seguido ao vencer o Cefn Druids por 2 a 0, fora de casa, em partida válida pela 21.ª rodada do Campeonato Galês.

O antigo recorde pertencia ao Ajax, da Holanda, que venceu 26 partidas seguidas na temporada 1971/72, quando ainda contava com o craque Johan Cruijff. Tal recorde chegou a ser comemorado pelo Coritiba, que ganhou 24 seguidas em 2011, mas no ano passado o Guinness Book se corrigiu e lembrou do feito do time holandês.

Agora, o TNS é o novo recordista, tendo marcado 88 gols e sofrido apenas 13 nos 27 jogos em que venceu. O clube usa essa sigla para remeter ao seu antigo nome, Total Network Solutions, que deixou de ser usado em 2006, proibido por trata-se de uma empresa. Aí, a solução foi criar um nome que tivesse a mesma sigla.

Na atual temporada, o TNS venceu todos os seus 21 jogos, aparecendo com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O time é o atual pentacampeão nacional e sofreu sua última derrota em julho, para o APOEL, do Chipre, na segunda rodada preliminar da Liga dos Campeões. Teria sido necessário vencer este e mais dois rivais para ir à fase de grupos.

Vale lembrar que os melhores times do País de Gales não disputam o Campeonato Galês, mas o Inglês, uma vez que a criação da liga em Gales, em 1992, é muito posterior à formação dos primeiros times no País.

Atualmente, o Swansea City está na elite da Inglaterra, enquanto o Cardiff City e o Newport County jogam a segunda divisão. Há ainda outros dois times em divisões inferiores. Curiosamente, por outro lado, o The New Saints manda suas partidas em uma cidade inglesa, Oswestry, uma vez que está sediado na divisa entre os dois países.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo