Depois do título do Grand Prix, conquistado no último domingo, o Brasil assumiu a liderança do ranking mundial do vôlei feminino, atualizado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Com a conquista, a seleção campeã olímpica e comandada por José Roberto Guimarães tirou os EUA do topo da lista.
O ranking leva em conta Olimpíada, Mundial, Copa do Mundo, campeonatos continentais (dos últimos dois anos), torneios pré-olímpicos, Liga Mundial e Grand Prix (ambas do último ano, apenas).
Com os 50 pontos que conquistou com o título do Grand Prix (equivalente ao quinto lugar nos Jogos Olímpicos), o Brasil passou os EUA, com 320, contra 305 das norte-americanas, que estavam na frente por conta do título da Copa do Mundo, em 2011. O Japão aparece em terceiro, com 291, e a Itália em quarto, já mais distante, com 260.
No masculino, a lista não é atualizada desde julho, quando acabou a Liga Mundial. Apesar do vice-campeonato, o Brasil lidera, com 345 pontos, contra 330 da Rússia, campeã da Liga. O terceiro lugar é da Itália, com 286, enquanto a Polônia aparece bem atrás, com 195, em quarto.
Depois do vice-campeonato no mundial infanto-juvenil, o Brasil é o segundo colocado no ranking das categorias de base no masculino, mesma posição que ocupa entre as mulheres.