A seleção masculina de vôlei enfrenta seu primeiro adversário após a conquista da medalha de ouro na Olimpíada do Rio. O time de Bernardinho terá pela frente a seleção de Portugal neste sábado, às 16 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba. No começo da tarde de sexta-feira, mais de 30 mil ingressos já haviam sido vendidos, mas como a capacidade do estádio é de 43 mil torcedores, há a expectativa desse número subir.
No dia seguinte, domingo, a seleção enfrentará os portugueses no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 10 horas. Os amistosos vão marcar a despedida do líbero Serginho da seleção brasileira. O atleta foi considerado o destaque da equipe nos Jogos. Já a seleção de Portugal encara o confronto como um teste para a fase classificatória do Campeonato Europeu. Além de Serginho, o curitibano Lipe também estará em quadra neste sábado e deve receber homenagem antes da partida.
Os atletas devem chegar a Curitiba somente no sábado. Segundo a assessoria da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), eles seguem diretamente de São Paulo para Curitiba, onde chegam horas antes da partida.
Essa será mais uma oportunidade da torcida paranaense encontrar os campeões olímpicos. Para o comerciante Tiago Duarte, vale a pena ver os heróis olímpicos. “O vôlei mexeu muito com todo o torcedor pela dedicação e a paixão que os jogadores mostraram dentro de quadra, vale o esforço para ver”, disse.
O Brasil não vencia uma competição desde 2010, quando conquistou a Liga Mundial com Giba, Murilo e Dante. Bernardinho está no comando da seleção desde 2001 e coleciona sete pódios em nove Olimpíadas, uma como jogador (prata em 1984), duas com a seleção feminina (bronze em 1996 e 2000), duas pratas (em 2008 e 2012) e dois ouros (2004 e 2016) comandando a masculina. Após a partida de domingo, o treinador deverá iniciar as negociações para sua continuidade ou não à frente da seleção.
Em entrevista ao site oficial da CBV, o técnico português Chico dos Santos disse que há grande expectativa do time para enfrentar os campeões. “Esse convite é muito importante, pois vamos enfrentar a equipe mais forte do mundo diante de um grande número de pessoas. Essa partida vai dar ritmo de jogo para os nossos jogadores e vamos nos preparar da melhor maneira possível para o classificatório do Campeonato Europeu”, concluiu.