A judoca Sarah Menezes acertou com o Flamengo nesta sexta-feira. A campeã olímpica nos Jogos de Londres-2012, que sempre treinou no Piauí, assinou contrato de um ano para deixar Teresina e treinar no clube carioca, fora do seu estado pela primeira vez. Após deixar a Associação de Judô Expedito Falcão, na capital piauiense, ela passará a treinar diariamente com Rosicleia Campos, que é a treinadora da seleção brasileira.

continua após a publicidade

A transferência para o Rio vai marcar grande mudança na carreira da atleta, que sempre relutou em deixar o seu estado, mesmo quando estava no auge da sua trajetória. Hoje, aos 27 anos, ela optou pela transferência para o Flamengo, numa tentativa de recuperar seus melhores momentos nos tatames.

continua após a publicidade

Uma das apostas do Flamengo para reforçar suas modalidades olímpicas, Sarah será apresentada oficialmente na noite deste sábado, durante jogo do Flamengo e o Minas, em rodada do NBB, na Arena Carioca 1. Não por acaso a apresentação acontecerá num jogo que deve ter Anderson Varejão, outro reforço rubro-negro recente, em quadra.

continua após a publicidade

O acerto foi celebrado pela judoca, que confessa que o Flamengo é o seu time de coração. “Estou muito feliz em fazer parte da nação rubro-negra. Minha família inteira torce para o Flamengo. Lá em Teresina, a gente se reúne em casa para ver os jogos, todo mundo de camisa, com bandeiras. Família fanática. E agora eu estou muito feliz de ajudar o clube como atleta. E já convoco a Nação para torcer pela gente também no tatame”, disse a atleta responsável por encerrar um jejum de 20 anos sem título olímpico no judô.

Após faturar o ouro em Londres, Sarah ficou aquém do esperado nas temporadas seguintes e esteve longe de brilhar na Olimpíada do Rio, em 2016. Após disputar os Jogos, ela trocou a categoria ligeiro (até 48 kg) pela meio-leve (até 52 kg). Sem maiores resultados na nova categoria, ela decidiu voltar para o peso ligeiro.

“É uma honra poder receber uma atleta do nível da Sarah. Campeã olímpica, batalhadora, com garra, ela tem o perfil rubro-negro”, afirmou Luisa Parente, gerente de esportes terrestres do clube. “Ela vai ser a referência que vai trazer os holofotes de novo para o judô do Flamengo. A gente espera que ela contagie toda essa nova geração que está sendo formada nos últimos anos, que no dia a dia ela possa transmitir essa qualidade técnica de excelência.”

No Flamengo, ela vai trabalhar diariamente com a técnica Rosicleia Campos e com Danielle Karla, sua companheira na seleção brasileira.