A Copa Sul-Americana entrou nesta terça-feira em sua semana decisiva para a definição de todos os 32 clubes que jogarão a segunda fase a partir de julho. Três partidas da rodada de volta da primeira fase foram realizadas e, nelas, duas equipes do Equador conseguiram a classificação. Destaque para a LDU, de Quito, campeã do torneio em 2009.

continua após a publicidade

No estádio Centenário, em Montevidéu, a LDU se recuperou do empate em casa com o Defensor por 2 a 2, no duelo da ida, no Equador, e venceu a partida de volta por 2 a 1 – gols de Luis Canga e do centroavante argentino Hernán Barcos, ex-Palmeiras e Grêmio.

continua após a publicidade

O outro clube equatoriano a se classificar foi o Universidad Católica, também de Quito. Mais tranquilo por ter vencido na ida por 3 a 1, na Bolívia, a equipe da casa ganhou novamente do Petrolero, desta vez por 3 a 0, e avançou.

continua após a publicidade

No terceiro jogo do dia, emoção até o final. Na Colômbia, o Patriotas derrotou o Everton por 1 a 0 e devolveu a derrota pelo mesmo placar na partida de ida realizada no Chile. Assim, a vaga foi decidida na disputa por pênaltis e os colombianos se deram melhor com a vitória por 4 a 3.

Com os três classificados desta terça-feira, já são 24 clubes garantidos na segunda fase. Seis deles são brasileiros: Corinthians, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Chapecoense e Flamengo. Os dois últimos vieram da Copa Libertadores, onde ficaram em terceiro lugar em suas chaves na fase de grupos. São Paulo e Cruzeiro foram eliminados nesta primeira fase da Copa Sul-Americana.

Os outros clubes classificados até agora são: LDU (Equador), Universidad Católica (Equador), Patriotas (Colômbia), Deportivo Cali (Colômbia), Nacional (Bolívia), Cerro Porteño (Paraguai), Arsenal (Argentina), Palestino (Chile), Olimpia (Paraguai), Junior Barranquilla (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Independiente Santa Fe (Colômbia), Independiente Medellín (Colômbia), Atlético Tucumán (Argentina), Libertad (Paraguai) e Deportes Iquique (Chile).

O sorteio dos 16 confrontos da segunda fase será realizado no dia 14 de junho na sede da Conmebol, em Luque, nos arredores de Assunção, no Paraguai.