Martina Hingis voltará a disputar uma final em Wimbledon 17 anos depois, e serão duas de uma vez. Nesta sexta-feira, a tenista suíça entrou em quadra duas vezes no Grand Slam britânico e triunfou em ambas, se garantindo nas decisões das chave de duplas femininas e de duplas mistas.

continua após a publicidade

Hingis, que já faz parte do Hall da Fama do Tênis, e a indiana Sania Mirza são cabeças de chave número 1 em Wimbledon e venceram as norte-americanas Raquel Kops-Jones e Abigail Spears por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2.

Hingis, de 34 anos, e Mirza, a primeira indiana a liderar um ranking do tênis vão enfrentar na decisão a dupla cabeça de chave número 2, formada pelas russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina. As atuais campeãs do US Open avançaram com o triunfo diante da húngara Timea Babos e da francesa Kristina Mladenovic por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4.

Também nesta sexta, Hingis atingiu a decisão de duplas mistas em parceira com o indiano Leander Paes. Eles derrotaram os norte-americanos Mike Bryan e Bethanie Mattek-Sands por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.

continua após a publicidade

Dezessete anos atrás, Hingis foi campeã de duplas em Wimbledon com a checa Jana Novotna. Naquela temporada, a suíça faturou os títulos dos quatro torneios do Grand Slam, com a croata Mirjana Lucic-Baroni no Aberto da Austrália e Novotna nos outros três. Ela, porém, nunca foi campeã de duplas mistas em Wimbledon.

continua após a publicidade

Hingis, que venceu cinco torneios do Grand Slam em simples nos anos 1990, deixou as quadras em 2002 por causa de lesões, retornando ao circuito em 2006. A suíça anunciou a sua aposentadoria em 2007, quando foi suspensa por dois anos após dar positivo para cocaína em exame antidoping em Wimbledon.

A estrela suíça retornou mais uma vez ao tênis, inicialmente como técnica. Depois, começou a jogar torneios de duplas e vem tendo muito sucesso em parceria com Mirza. Agora está muito próxima de conquistar dois títulos em Wimbledon.