Atual campeã de Roland Garros e vice do Aberto da Austrália no início do ano, a chinesa Na Li foi surpreendida pela alemã Sabine Lisicki, nesta quinta-feira, logo na segunda rodada de Wimbledon. Cabeça de chave número 3 do Grand Slam inglês, ela caiu por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 8/6, e deu adeus ao mais importante torneio de tênis disputado em quadras de grama.
Ao conquistar o inesperado triunfo, a tenista da Alemanha lutará por um lugar vaga nas oitavas de final contra outra surpresa da competição: a japonesa Misaki Doi, que saiu do torneio qualificatório, eliminou na estreia a norte-americana Bethanie Mattek-Sands, 30.ª cabeça de chave, e nesta quinta arrasou a chinesa Jie Zheng com parciais de 6/3 e 6/1.
Na Li vinha de 14 vitórias nos seus 15 jogos anteriores de Grand Slam neste ano, tendo alcançado a final do Aberto da Austrália e feito história em seguida com o título de Roland Garros, no qual se tornou a primeira tenista da China a ganhar um dos quatro títulos mais importantes do circuito profissional.
A jogadora chinesa chegou a sacar duas vezes para fechar o jogo nesta quinta e desperdiçou dois match-points, mas teve o serviço quebrado nas duas oportunidades e caiu diante de uma adversária que está embalada em jogos na grama, piso no qual obteve 12 vitórias nos últimos 13 duelos que disputou.
E, se na Li não conseguiu confirmar o seu favoritismo, a polonesa Agnieszka Radwanska, 13.ª cabeça de chave, também foi eliminada na segunda rodada nesta quinta. Ela foi derrotada pela checa Petra Cetkovska por 2 sets a 1, também de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/4. Com o triunfo, ela se credenciou para encarar a sérvia Ana Ivanovic, pré-classificada como 18.ª maior favorita, no jogo que valerá uma vaga nas oitavas de final.
Já a italiana Flavia Pennetta, 21.ª cabeça de chave, bateu a russa Evgeniya Rodina por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, e assegurou lugar na terceira rodada, na qual enfrentará a vencedora do duelo entre a francesa Marion Bartoli e a espanhola Lourdes Dominguez.
WOZNIACKI E SHARAPOVA – A australiana Jarmila Gajdosova, pré-classificada como 27.ª maior favorita, também avançou à terceira rodada ao vencer a checa Andrea Hlavackova por 2 sets a 0, com 7/6 (7/1) e 6/3. Com isso, ela se credenciou para encarar a ganhador do duelo entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça de chave número 1, e a francesa Virgine Razzano, que foi adiado para esta sexta-feira por causa da chuva que voltou a atrasar a programação de jogos em Wimbledon.
A russa Maria Sharapova, por sua vez, também teve o seu jogo desta quinta contra a britânica Laura Robson adiado. Quem ganhar este duelo irá encarar a checa Klara Zakopalova, que derrotou a sua compatriota Lucie Safarova por 2 sets a 1, com 6/0, 6/7 e 6/4.
Já a norte-americana Serena Williams, que nesta quinta avançou à terceira rodada, conheceu horas mais tarde a sua adversária na próxima fase. Atual campeã e sétima cabeça de chave da competição, ela medirá forças com a russa Maria Kirilenko, que eliminou a tailandesa Tamarine Tanasugarn por duplo 7/5.