Atual campeã de Roland Garros e vice do Aberto da Austrália no início do ano, a chinesa Na Li foi surpreendida pela alemã Sabine Lisicki, nesta quinta-feira, logo na segunda rodada de Wimbledon. Cabeça de chave número 3 do Grand Slam inglês, ela caiu por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 8/6, e deu adeus ao mais importante torneio de tênis disputado em quadras de grama.

continua após a publicidade

Ao conquistar o inesperado triunfo, a tenista da Alemanha lutará por um lugar vaga nas oitavas de final contra outra surpresa da competição: a japonesa Misaki Doi, que saiu do torneio qualificatório, eliminou na estreia a norte-americana Bethanie Mattek-Sands, 30.ª cabeça de chave, e nesta quinta arrasou a chinesa Jie Zheng com parciais de 6/3 e 6/1.

Na Li vinha de 14 vitórias nos seus 15 jogos anteriores de Grand Slam neste ano, tendo alcançado a final do Aberto da Austrália e feito história em seguida com o título de Roland Garros, no qual se tornou a primeira tenista da China a ganhar um dos quatro títulos mais importantes do circuito profissional.

A jogadora chinesa chegou a sacar duas vezes para fechar o jogo nesta quinta e desperdiçou dois match-points, mas teve o serviço quebrado nas duas oportunidades e caiu diante de uma adversária que está embalada em jogos na grama, piso no qual obteve 12 vitórias nos últimos 13 duelos que disputou.

continua após a publicidade

E, se na Li não conseguiu confirmar o seu favoritismo, a polonesa Agnieszka Radwanska, 13.ª cabeça de chave, também foi eliminada na segunda rodada nesta quinta. Ela foi derrotada pela checa Petra Cetkovska por 2 sets a 1, também de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/4. Com o triunfo, ela se credenciou para encarar a sérvia Ana Ivanovic, pré-classificada como 18.ª maior favorita, no jogo que valerá uma vaga nas oitavas de final.

Já a italiana Flavia Pennetta, 21.ª cabeça de chave, bateu a russa Evgeniya Rodina por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, e assegurou lugar na terceira rodada, na qual enfrentará a vencedora do duelo entre a francesa Marion Bartoli e a espanhola Lourdes Dominguez.

continua após a publicidade

WOZNIACKI E SHARAPOVA – A australiana Jarmila Gajdosova, pré-classificada como 27.ª maior favorita, também avançou à terceira rodada ao vencer a checa Andrea Hlavackova por 2 sets a 0, com 7/6 (7/1) e 6/3. Com isso, ela se credenciou para encarar a ganhador do duelo entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça de chave número 1, e a francesa Virgine Razzano, que foi adiado para esta sexta-feira por causa da chuva que voltou a atrasar a programação de jogos em Wimbledon.

A russa Maria Sharapova, por sua vez, também teve o seu jogo desta quinta contra a britânica Laura Robson adiado. Quem ganhar este duelo irá encarar a checa Klara Zakopalova, que derrotou a sua compatriota Lucie Safarova por 2 sets a 1, com 6/0, 6/7 e 6/4.

Já a norte-americana Serena Williams, que nesta quinta avançou à terceira rodada, conheceu horas mais tarde a sua adversária na próxima fase. Atual campeã e sétima cabeça de chave da competição, ela medirá forças com a russa Maria Kirilenko, que eliminou a tailandesa Tamarine Tanasugarn por duplo 7/5.