Casa da edição deste ano da Eurocopa, a França mostrou força nesta sexta-feira. Foi a Amsterdã e bateu a Holanda por 3 a 2, sendo que poderia ter vencido com ainda mais facilidade se a arbitragem não tivesse validado um gol de Luuk de Jong feito claramente com a mão. A partida foi marcada por homenagens ao ídolo Johan Cruyff, que faleceu na quinta-feira, aos 68 anos, vítima de câncer no pulmão.

continua após a publicidade

O amistoso foi paralisado aos 14 minutos, em alusão ao número da camisa consagrada pelo ex-jogador, para que um minuto de silêncio fosse respeitado – antes de a bola rolar, o luto foi pelas mortes no atentado de Bruxelas, na quarta-feira.

Quando a homenagem para Cruyff começou, a Holanda, dona da casa, já perdia por 2 a 0. Griezmann, destaque do Atlético de Madrid na atual temporada, abriu o placar com um belo gol de falta aos 5 minutos, pegando o goleiro Cillessen no contrapé. Aos 12 saiu o segundo, com Giroud, em batida cruzada, depois de assistência de Matuidi.

Fora da Eurocopa por pura incapacidade de se classificar para um torneio que terá 24 times pela primeira vez, a Holanda tenta se reerguer. Mas, no primeiro tempo, não fez nada que justificasse qualquer esperança. Para piorar, perdeu Sneijder por uma aparente contusão muscular.

continua após a publicidade

Os dois treinadores mexeram bastante no intervalo, para fazer testes, e logo aos 2 minutos a Holanda descontou num lance polêmico. Depay bateu falta na área e Luuk de Jong desviou com o braço para as redes.

O jogo ficou aberto e Payet quase ampliou para a França, acertando a trave. Já praticamente com um time reserva em campo, a Holanda conseguiu o empate numa batida rasteira e despretensiosa de Afellay, aos 40 minutos. Logo em seguida, entretanto, a França reagiu e fez o terceiro, com Matuidi. Ironia do destino, o francês decidiu o jogo usando uma camisa número 14, justamente na noite em que Cruyff, um dos maiores jogadores de todos os tempos, foi o grande homenageado.

continua após a publicidade

OUTROS JOGOS – Também nesta sexta-feira, a Bósnia-Herzegovina se testou contra Luxemburgo e venceu fácil, por 3 a 0. A Eslováquia recebeu a Letônia e ficou no 0 a 0, mesmo placar do confronto Armênia x Bielo-Rússia. Já a Irlanda ganhou em casa da Suíça por 1 a 0. Eslováquia, Irlanda e Suíça vão jogar a Eurocopa, que começa em 10 de junho. A Bósnia, assim como a Holanda, assistirá a competição pela TV.