Câmara cria comissão para fiscalizar gastos dos Jogos

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deverá nomear nos próximos dias uma comissão especial encarregada de fiscalizar os investimentos e acompanhar a organização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio. O requerimento para a formação de um grupo de nove deputados foi encaminhado nesta segunda-feira à Mesa Diretora da Câmara pela deputada Solange Amaral (DEM-RJ).

Segundo Solange, Temer prometeu encaminhar logo aos partidos o pedido de indicação dos nomes que vão compor a comissão especial. Além de fiscalizar a aplicação de recursos, o grupo de parlamentares vai trabalhar pela liberação de verbas, realizar audiências públicas, visitar instalações e manter contato com os governos federal, estadual e municipal.

“A ideia é que os deputados trabalhem em contato direto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A escolha do Rio foi importantíssima. Agora, não pode ficar só no oba-oba da festa. O Congresso tem um papel importante no acompanhamento dos trabalhos, dos investimentos, na tramitação das leis, no contato com os ministérios”, disse Solange.

Além da fiscalização por meio da comissão especial, o Congresso será também responsável pela aprovação da liberação de recursos extraordinários da União e das leis orçamentárias anuais, dois instrumentos que garantirão verbas federais para a Olimpíada. A previsão inicial é de que os investimentos públicos até 2016 serão de R$ 30 bilhões, ainda sem definição sobre o que caberá à União, ao Estado e ao município.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna