O calendário da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) pode ter inscrições no PGA Tour de golfe, na NFL (liga profissional de futebol americano) e na NBA (liga profissional de basquete) a partir de 2014. O circuito cujo número 1 do mundo atual é o sérvio Novak Djokovic pode iniciar em um ano e terminar no outro. A definição deve sair no fim da semana que vem e interferirá diretamente nas datas do ATP 250 de São Paulo e do ATP 500 do Rio de Janeiro.
Gerente de produtos do tênis da IMX, empresa que comprou os direitos para organizar o ATP no Rio a partir de 2014, Luiz Procópio Carvalho ainda não sabe quando o torneio ocorrerá. As opções mais prováveis são em fevereiro, onde atualmente ocorre a gira sul-americana de saibro, ou em dezembro, a opção preferida da empresa.
De acordo com Carvalho, já está definido que o ATP do Rio integrará esse circuito, atualmente composto por Viña del Mar, São Paulo, Buenos Aires e Acapulco. O novo evento ocupará o lugar do torneio mexicano, que passará a ser disputado sobre quadras duras.
Em 2013, o Brasil Open será realizado entre 11 e 17 de fevereiro. Com premiação de US$ 455.775, o torneio anunciou a lista de jogadores inscritos com três top 20: o espanhol Nicolás Almagro, o argentino Juan Mónaco e o suíço Stanislas Wawrinka. O ATP 500 do Rio tem premiação orçada em US$ 1,250 milhão.