Se todas as mulheres foram eliminadas, pelo menos no masculino o Brasil teve uma boa estreia no Mundial de Tênis de Mesa, em Suzhou, na China. Nesta terça-feira, quando tiveram início as chaves de simples, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi venceram suas partidas e avançaram à segunda rodada, onde enfrentarão dois dos melhores do mundo. Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Gui Lin, Caroline Kumahara e Ligia Silva caíram na estreia. As duas duplas masculinas do País avançaram às oitavas de final. As demais foram eliminadas.
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, ano passado, também na China, Calderano estreou vencendo o dinamarquês Kasper Sternberg (138.º do ranking mundial), por 4 sets a 2. Como deu azar no sorteio, o brasileiro, 60.º do ranking, agora terá pela frente o japonês Jun Mizutani, quinto melhor do mundo. Durante a temporada, entretanto, Calderano já venceu o alemão Timo Boll, atual sétimo do ranking e ex-número 1.
Melhor brasileiro da lista, na 54.ª posição, Gustavo Tsuboi também avançou, passando pelo português Diogo Chen (183º) por 4 sets a 1. Seu próximo rival será Gao Ning, de Cingapura, que ocupa o 15.º lugar do ranking.
Cazuo Matsumoto (107.º) fez jogo equilibrado contra o russo o russo Alexey Liventsov (65º), mas perdeu no nono e decisivo set. Depois de vencer três partidas pelo quali, Thiago Monteiro (156.º) caiu na estreia da chave principal, para o japonês Yuto Maramatsu (23.º), por 4 a 0.
DUPLAS – Pela primeira vez na história, o Brasil colocou dois times nas oitavas de final das duplas masculinas. Tsuboi/Calderano passaram pelos russos Fedor Kuzmin (137.º) e Grigory Vlasov (73.º), por 4 sets a 2, e vão pegar os sul-coreanos Youngsik Jung (24.º) e Minseok Kim (33.º) na terceira rodada. A dupla brasileira vem de prata na etapa do Catar do Circuito Mundial, melhor resultado das Américas na história do tênis de mesa.
Já Cazuo/Thiago ganhou da dupla da Nigéria, formada por Quadri Aruna (38º) e Makanjuola Zakeem (373º), por 4 a 1. Na próxima rodada, os brasileiros enfrentam Simon Gauzy (35º) e Emmanuel Lebesson (84º), responsáveis pela eliminação dos atuais campeões mundiais, de Taipei. “É uma dupla forte, mas conhecida. Treino com o Gauzy, já treinei com o Lebesson também. Acredito que será um jogo bem tático e amarrado. Um conhece o outro, vai jogar onde o rival não gosta”, comentou Cazuo, que joga por um clube belga.
Nos Jogos Olímpicos, a disputa por duplas não vale medalha. As parcerias só são formadas para o terceiro jogo da competição por equipes, que ocorre no mesmo formato da Copa Davis, por exemplo.
MULHERES – As mulheres, treinadas por Hugo Hoyama, não foram bem no primeiro Mundial após subirem à elite do tênis de mesa por equipes. Veterana da equipe, Lígia Silva deu azar e estreou contra a japonesa Sayaka Hirano, 13.ª do mundo, que venceu por 4 a 1. Chinesa naturalizada, Gui Lin perdeu da ucraniana Margaryta Pesotska, também por 4 a 1. Pelo mesmo placar, Carol Kumahara foi superada pela checa Renata Strbikova. Em todos os casos, as rivais têm melhor ranking que as brasileiras.
Nas duplas femininas, Caroline e Gui Lin até venceram um jogo, contra um time da Nova Zelândia, mas perderam na segunda rodada, para a parceria polonesa Natália Partyka e Katarzyn Grzybowska. Por fim, nas duplas mistas, Carol e Calderano foram derrotados pelos holandeses Britt Eerland e Laurens Tromer, depois de avançarem duas rodadas na segunda-feira. Lin e Tsuboi já haviam sido eliminados na segunda fase.