A comissão técnica do Paraná terá praticamente todo o grupo à sua disposição pra intertemporada. A única exceção será o zagueiro Émerson, que está se recuperando de uma cirurgia no tornozelo direito para a remoção de fragmentos ósseos. O procedimento realizado na terça transcorreu normalmente e o prazo previsto para seu retorno é quatro semanas.
O departamento médico acredita que Émerson, se não houver imprevistos, ficará fora somente de três jogos na retomada do Brasileiro. Um prejuízo pequeno, pois o zagueiro já não encara o Flamengo – dia 13 de julho, no Maracanã -, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Nessa previsão, o capitão paranista não atuaria, ainda, contra Atlético e Cruzeiro. ?Vamos ver a evolução ao tratamento. Como ele não tem problemas físicos, a recuperação às vezes é ainda mais rápida?, disse o médico Milton Nagai.
Os demais jogadores que conviveram com lesões ao longo das dez rodadas iniciais retornarão ?zerados?, na avaliação da comissão técnica. Os volantes Beto e Felipe Alves já estavam em fase final de tratamento e o zagueiro Edmilson vivia período de fortalecimento físico.
?Essa Copa do Mundo caiu do céu. Nesse período, os atletas vão poder se recuperar do desgaste emocional do início do ano, com a disputa do estadual e dos dez jogos?, explicou o preparador físico Marcos Walczak.