Um ?sonho? do Coritiba pode estar mais perto. O meia Caio, revelado pelo técnico Cuca no Paraná Clube, rescindiu seu contrato com o Flamengo e estaria nos planos do Coxa para a seqüência do Campeonato Brasileiro. Segundo o jogador, o momento é de ?seguir o meu caminho e buscar um clube para jogar o Brasileirão?.
Caio, que estava no futebol coreano, teve pouquíssimas chances no Flamengo. Quando Cuca ainda estava na Gávea, ele chegou a ser titular, mas após a demissão do treinador o meio-campista passou a ser deixado de lado. O próprio jogador admite que não teve uma boa passagem. ?Não sei explicar o motivo de não ter jogado bem. Tive chances, mas faltou futebol?, disse ontem, no Rio de Janeiro.
Em quatro meses de Mengo, Caio não marcou um gol sequer, e na última partida (o Fla-Flu, em Volta Redonda) passou por uma situação constrangedora: entrou no lugar de Jean aos 16 minutos do primeiro tempo e saiu no intervalo. Decepcionado, o meio-campista pediu para deixar a Gávea e foi atendido.
Douglas e Vizzotto disputam a camisa 1
O que é negado pela diretoria do Coritiba é fato consumado no CT da Graciosa. A impressão que se tem é que Fernando, ainda não oficialmente negociado com o União de Leiria (de Portugal), já não é mais jogador alviverde. E os dois mais atingidos por esta situação são Fernando Vizzotto e Douglas, que eram os reservas e agora passam a ser os postulantes à camisa 1 alviverde.
A negociação de Fernando está empacada – pelo menos esta é a posição oficial da diretoria alviverde. O presidente Giovani Gionédis informou (através da assessoria de imprensa) que o Coxa fez uma contraproposta para o Leiria. Em contrapartida, a imprensa portuguesa segue confirmando a transferência, com um contrato de três temporadas.
No CT alviverde, a saída do goleiro é dada como certa. Alguns jogadores arriscam até um ?já foi?, quando perguntados se Fernando está mesmo indo embora. Douglas e Vizzotto alternam momentos de tristeza com euforia. ?É complicado, a gente fica triste por ver um amigo indo embora, mas sabe que ele vai ser muito feliz lá?, diz Vizzotto. ?É duro, é um cara que a gente encontra todo dia há três anos. Mas esperamos que ele seja muito bem-sucedido em Portugal?, completa Douglas.
E, além disso, ambos estão esperançosos. ?É bom saber que eles estão assim. Vamos ter dois goleiros motivados, que vão crescer juntos. Um vai puxar o outro?, avalia o técnico Cuca, que colocou Douglas nas duas últimas partidas. ?Não sabemos agora quem é que vai ser o titular. Mas tenho certeza que o escolhido será o melhor para o Coritiba. E ficaremos felizes, porque somos todos amigos?, diz o goleiro que é em tese o ?favorito? para assumir a camisa 1.
Vizzotto, entretanto, não está descartado. Muito pelo contrário – ele é constantemente elogiado por membros da comissão técnica e não será surpresa a escalação dele contra o Vasco. ?Eu estou lutando muito para ganhar a posição. Ainda mais depois deste tempo esperando, eu que vim de um clube do interior paulista (São Bento) onde era titular, em uma situação semelhante à do Fernando aqui no Coritiba. Estou pronto, se confiarem em mim vou fazer o máximo?, resume.
Cuca espera que o Coxa melhore rendimento no brasileiro
A maior interrupção do campeonato brasileiro dá a oportunidade das equipes – e principalmente dos treinadores – refletirem sobre as primeiras rodadas da competição, seus erros e acertos e possíveis soluções. Não é diferente no Coritiba, onde o técnico Cuca avalia os primeiros seis jogos do time, reconhece que o rendimento poderia ser maior, e prevê que, para chegar longe, o Coxa terá que ‘acumular gordura’.
Cuca sabe que o Cori perdeu a oportunidade de estar entre os primeiros com a derrota para o Juventude. "Da nossa parte, faltou pelo menos um resultado, três pontos que nos dariam a quarta posição neste momento", avalia o técnico alviverde. Mesmo assim, ele acredita que o rendimento coxa é satisfatório. "Estamos com 50% de aproveitamento, em uma posição relativamente confortável."
Em contrapartida, ele está animado com as atuações da equipe. "Estamos evoluindo jogo a jogo. É só olhar os números", comenta Cuca, que aproveitou o início da semana para avaliar os relatórios produzidos pelo auxiliar Eudes Pedro. "Temos ainda algumas falhas, mas com certeza reunimos no grupo capacidade para recuperação", garante.
Para Cuca, o Coritiba precisa melhorar seu rendimento para ganhar "gordura". "Você precisa ter esta reserva para algumas situações da competição, como quando tivermos muitos problemas. Isso vai acontecer, e precisamos estar preparados", afirma. Ele diz que o time precisa ter sempre mais de 50% de aproveitamento caso queira pensar em alguma coisa neste brasileiro. "Neste momento, estamos em forma", brinca.
O técnico não acredita na tese dos "cavalos paraguaios", e reconhece virtudes nos líderes Botafogo e Juventude. "Quem está na frente tem merecimento. Se ano passado o Criciúma liderou as primeiras rodadas e depois caiu para a Série B, é porque alguma coisa aconteceu", explica Cuca, que prevê mais equilíbrio neste ano. "Vai continuar assim até o final. Ainda há situações diferentes, como o fato do Atlético estar na lanterna. Eles não vão ficar ali, têm qualidade para ficar mais na frente", finaliza.
Parada
Teremos mais duas interrupções neste brasileiro. No final de agosto e início de setembro, serão dez dias (entre 28/08 e 07/09), e em outubro será "pulado" um domingo, com a parada entre 8 e 16 daquele mês.