O lateral-esquerdo Jadson veio do futebol brasiliense para ser avaliado. |
O técnico Caio Júnior já deu o “pontapé inicial” da preparação tática do seu time para a disputa do campeonato paranaense. O 3-5-2 será a estratégia de jogo do Paraná Clube e a base do time já está “na cabeça” do treinador. A transferência do papel para os gramados começará no próximo sábado, em jogo-treino frente ao Malutrom. Na reapresentação oficial do elenco – ontem pela manhã – uma ausência e uma novidade.
O recém-contratado Marquinhos só chegará no decorrer da semana. O meia está no Rio de Janeiro definindo a rescisão contratual com o Flamengo, clube que defendeu no último campeonato brasileiro. Marquinhos retorna por empréstimo de um ano junto ao Bayer Leverkusen. O grupo, que inicialmente estava “fechado”, recebeu ontem mais um jogador. O lateral-esquerdo Jadson vem do futebol brasiliense e já iniciou treinamentos.
O acerto com o jogador só ocorrerá após a avaliação de Caio Júnior, mas Jadson, 25 anos, vem recomendado pelo técnico Péricles Chamusca e pelo ex-capitão tricolor Maurílio. O lateral já atuou no Gama e no Braslândia, tem 1,66 de altura e pode ser – desde que aprovado – o eventual substituto de Fabinho, que amanhã se apresenta ao técnico Ricardo Gomes da seleção sub-23.
A preocupação é com o futuro, pois a seleção olímpica deverá realizar muitos jogos ao longo da temporada. “O Fabinho vai se dar bem – tenho certeza – na seleção. Então, temos que estar preparados para a sua ausência”. Caio vai observar Jadson e o ex-júnior Anderson nesta posição.
Como Marquinhos retardou sua chegada e não estará no mesmo ritmo físico dos demais jogadores, Caio Júnior já optou pelo 3-5-2 como modelo tático. No treino de ontem pela manhã, mesmo utilizando 13 jogadores no time, o treinador mostrou a base que vai colocar em campo frente ao Malutrom. O Paraná deverá iniciar a temporada com apenas cinco jogadores remanescentes da equipe titular do ano passado. São eles os zagueiros Cristiano Ávalos, Roberto e Weligton e os volantes Goiano e Émerson.
Ucranianos dão cano no Tricolor
Os amistosos contra o Karpaty, inicialmente programados para os dias 15 e 22 de janeiro – foram cancelados. O clube ucraniano não mais virá ao Brasil e com isso a comissão técnica do Paraná Clube precisou reestruturar sua grade de treinamentos. O clube terá apenas dois amistosos nesta fase de preparação para a estréia no paranaense-2003. Serão realizados ainda outros dois jogos-treino para ajustes no time que encara o Roma, dia 26, em Apucarana.
O primeiro teste de campo do “novo” time será no próximo sábado, às 16 horas, frente ao Malutrom. O jogo-treino será no Pinheirão e a intenção de Caio Júnior é utilizar todos os jogadores do grupo, armando duas equipes distintas para as duas etapas da atividade. A principal atração será o meia-atacante Dauri, que deve atuar por aproximadamente 30 minutos por ainda não estar no mesmo ritmo físico dos demais jogadores.
Ainda hoje a comissão técnica deve acertar outro match-treino para o dia 15 (quarta-feira), contra o Kindermann, de Caçador. O clube catarinense cedeu o lateral-direito Jefferson ao Tricolor e o jogador tem tido um bom rendimento nos treinos, devendo ser aprovado por Caio Júnior e Omar Feitosa. Esse treinamento seria realizado à tarde, na Vila Capanema.
Os últimos ajustes na equipe serão realizados no amistoso frente ao Joinville, dia 18, também no Pinheirão. No dia seguinte o time reserva vai a Prudentópolis para enfrentar o time local. “Com estes dois jogos num fim-de-semana, vamos observar todos os atletas do elenco, tendo uma posição bem clara de nossa condição para o campeonato paranaense”, analisa Caio Júnior.