Foto: Valquir Aureliano/Tribuna |
Maicosuel pode começar continua após a publicidade |
O técnico Caio Júnior adotou um discurso politicamente correto e não fala em vantagens de seu time para o jogo de amanhã – às 18h10, no Pinheirão – frente ao Atlético. Isso, independente dos números expressivos do Paraná Clube no Brasileirão. Com o ?totó? aplicado no Flamengo, na última quinta-feira, o Tricolor completou a quarta vitória consecutiva, subiu para a 5.ª posição e, de quebra, tem o melhor ataque da competição, com 22 gols.
Será o primeiro duelo entre os clubes na temporada. Primeiro de uma série de quatro jogos que promete acirrar ainda mais a rivalidade entre atleticanos e paranistas. Além do clássico do returno, Paraná e Atlético ainda se enfrentam pela Copa Sul-Americana, em setembro (no sistema mata-mata), valendo vaga na etapa internacional do torneio. ?Falo isso com absoluta sinceridade: não considero o meu time favorito. Em confrontos com esse perfil, ninguém entra com vantagem?, avisou Caio Júnior.
O técnico preferiu destacar o bom momento do Paraná a tecer qualquer comentário sobre o rival. ?Não falo nada do Atlético. Polêmica, não!?, sentenciou. Caio Júnior, assim, nada disse sobre o momento aparentemente tenso do Atlético. ?Só posso afirmar que o nosso clima é muito bom?, disse.
A comissão técnica teve ainda o cuidado de não deixar seus atletas entrarem no ?oba-oba? depois do resultado positivo no Rio de Janeiro. ?Estamos na 11.ª rodada. É início de competição e há um longo caminho pela frente?, disse Caio. Temendo um desgaste do time – depois de 38 dias apenas treinando, o clube faz dois jogos em apenas quatro dias – o treinador tratou de antecipar a concentração do grupo. ?Agora, o descanso é fundamental?, disse o preparador físico Marcos Walczak. Dezoito jogadores concentraram ontem à noite, com três mudanças em relação ao grupo que foi a Volta Redonda.
Serginho, Jeff e Zumbi entraram nas vagas de Peter, Angelo e Sandro. A escalação do Tricolor, ao que tudo indica, só será divulgada amanhã, pouco antes do clássico. ?Perdemos dois titulares?, lamentou Caio, numa referência a Angelo, suspenso, e Sandro, lesionado. Goiano será improvisado na ala-direita e Cristiano é o mais cotado para entrar no ataque. Mas, o treinador pode também mexer no meio-de-campo, com a entrada de Maicosuel no lugar de Gérson. ?Vai depender muito da formação do Atlético?, finalizou Caio Júnior, prometendo uma forte marcação sobre o Rubro-Negro.
Cristiano pode ser a novidade
Há técnicos que afirmam: ?Quem se escala, é o jogador?. Se essa regra for aplicada no Paraná, o atacante Cristiano pode ser a novidade no clássico. Contratado para compor o elenco, ele chegou timidamente, mas a cada jogo tem contribuído diretamente para os bons resultados do Tricolor. ?Estou num bom momento. Mas, o importante é estar no grupo, sendo titular ou não?, afirmou.
Assim que chegou do J. Malucelli, Cristiano já foi lançado no ataque titular. Naquele momento, o Tricolor se ressentia das ausências de alguns titulares. Já na segunda rodada, frente ao Botafogo, o atacante assumiu a camisa 9 e ?foi para o sacrifício?, fora de posição. Jogador de velocidade, acostumado a atuar pelos flancos, teve que se fixar como atacante de área. ?Agora, acho que estou rendendo muito mais, pois com o Leonardo lá dentro, fica mais fácil jogar?, explicou.
Com quatro gols – ao lado de Angelo – é o principal artilheiro do Paraná nesse Brasileiro. ?Estou trabalhando muito, não apenas dentro do campo?, disse. Cristiano, com alimentação especial, complemento vitamínico e trabalho diário na academia, já ganhou quase 5kg de massa muscular. ?Não perdi a velocidade e me sinto mais forte. Isso é importante para o atacante, para se livrar dos constantes choques com seus marcadores?, frisou.
Quanto à possibilidade do Paraná faturar mais três pontos amanhã, Cristiano foi rápido na resposta. ?No futebol, ganha quem está mais motivado. Tudo se iguala nos clássicos e não há favoritismo, independente do momento que os clubes atravessam?, afirmou. A definição sobre a presença de Cristiano só na hora do jogo. (IC)