Todo espetáculo tem suas estrelas. Uma corrida de carros tem duas categorias de astros -os próprios bólidos e os pilotos. Quando o campeonato reúne carros iguais, os pilotos precisam sobressair. E é assim que a principal categoria do automobilismo brasileiro chega à sua fase final.

continua após a publicidade

A partir de hoje, às 11h, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, dez homens lutam pelo título da Copa Nextel Stock Car. Dez candidatos a herói – ou, melhor, nove candidatos a herói e um protagonista à frente deles.

Se há uma estrela na Stock, ela se chama Cacá Bueno. Aos 33 anos, o bicampeão da categoria é o principal nome do automobilismo nacional – claro, sem incluir os pilotos que brilham no exterior.

Filho do narrador esportivo Galvão Bueno, Cacá conseguiu ganhar brilho próprio, e hoje é o garoto-propaganda da patrocinadora “master’ da Stock Car, além de ser um dos poucos pilotos que não dispõem de grande esquema de assessoria.

continua após a publicidade

Cacá não precisa. É dos poucos que será parado na rua de qualquer grande cidade brasileira. Atingiu um status de “celebridade’ – até porque tem atrás de si o acompanhamento da TV Globo à Stock Car, consolidado justamente no período em que ele estreou e conquistou títulos na categoria. Igual a ele, somente outro participante da fase final, o também comentarista global Luciano Burti.

Fernanda Freixosa/Vicar
O paranaense Ricardo Zonta, que não está disputando a fase final, surpreendeu e vai sair na pole-position.

Mas, na Stock, quando se fala em piloto o primeiro nome que vem à mente é o de Cacá. Tanto que os próprios colegas apontam o bicampeão como favorito ao título. Os paranaenses, que estão fora do playoff, pensam assim.

continua após a publicidade

“Vou torcer pelo Ricardo Maurício, de quem fiquei muito amigo quando corremos juntos no ano passado, mas o favorito é o Cacá”, disse William Starostik. “Cacá é o mais regular e, portanto, é o piloto com maiores chances”, concordou Ricardo Zonta. “Por tudo o que aconteceu até agora, acho que ele é o nome mais forte. Se der a lógica, o troféu será dele novamente”, completou David Muffato.

Os outros nove postulantes ao título da Stock Car – além de Burti, Marcos Gomes, Daniel Serra, Valdeno Brito, Allam Khodair, Thiago Camilo, Átila Abreu, Max Wilson e Ricardo Maurício -iniciam a disputa um passo atrás de Cacá. Ou mais, pois o bicampeão começa a fase final com 235 pontos, doze a mais que o vice-líder Valdeno Brito e 28 à frente de Burti, o décimo colocado.

Mas todos esperam pela chance de surpreender a categoria e levar o título. Para isso, terão que vencer o rápido traçado do anel externo do AIC. “Trata-se de um traçado curto, em que tudo vai se decidir nos milésimos”, resumiu Allan Khodair.

O pole-position será Ricardo Zonta, “intruso’ na disputa. Sempre rápido no final de semana, ele conseguiu a melhor volta em 50s433, com média de velocidade de 182 km/h.