Os melhores animais que atuaram no Tarumã, em 2002, sem dúvida foram Byzantium e Baccarat, este vencedor do Grande Paraná, enquanto Byzantium foi vendido por elevada soma para os Estados Unidos, repetindo o que ocorreu com Roxinho. Destaque, ainda, para o excelente Baronette, que foi acometido de hemorragia em seu último compromisso.
Entre os profissionais os que mais venceram em 2002 foram Marcio Ferreira Gusso (treinador) e Zeferino Moura Rosa (jóquei), com pequena vantagem na frente de Pedro Nickel Filho e Jair Jesus, respectivamente.
O Haras J.B.Barros venceu por larga margem entre os criadores, enquanto o Stud Lu e Leo, foi primeiro entre os proprietários.
Nas estatísticas de grandes prêmios, clássicos e provas especiais os campeões foram: Haras J.B.Barros (criador), Stud Lu e Leo (proprietários), Pedro Nickel Filho (treinador) e Fausto Durso e Zeferino Moura Rosa (Jóqueis).
Desejamos destacar que os dados estatísticos que apresentamos nesta página referem-se ao ano de 2002, dando continuidade a tradição de muitos anos da Tribuna do Paraná.