O inglês Jenson Button, de ponta a ponta, venceu o GP da Austrália de Fórmula 1 na madrugada deste domingo, em Melbourne. Ele não teve trabalho e levou a estreante Brawn GP para sua primeira vitória na primeira corrida da temporada 2009, sua segunda vitória na carreira. O brasileiro Rubens Barrichello foi o segundo e garantiu a dobradinha, com ajuda no final. Jarno Trulli, da Toyota, fecha o pódio em terceiro.
A esperança de vitória brasileira com Barrichello acabou logo na largada. Se Button saiu bem e abriu vantagem, Barrichello foi mal e acabou sendo ultrapassado, caindo para sétimo. Na curva 1, envolveu-se em toques com os carros de Heikki Kovalainen (McLaren) e Mark Webber (Red Bull), e mesmo com o bico da asa entortado no canto continuou na pista.
O recordista de provas da Fórmula 1 só trocou o bico no primeiro reabastecimento, após 20 voltas e, com regularidade, conseguiu chegar em segundo lugar com um acidente entre Sebastian Vettel e Robert Kubica, no final da prova.
Felipe Massa, por outro lado, teve um dia ruim num circuito onde não costuma ter bom resultado. Esteve perto de brigar pelo pódio na parte final da corrida, mas teve de abandonar – recolheu sua Ferrari aos boxes na volta 47, com dificuldade para chegar. A equipe italiana também teve problemas com Kimi Raikkonen, que chegou na 15.ª posição, a penúltima entre os que terminaram a prova.
O primeiro GP de 2009 terminou mal para Nelsinho Piquet. Na volta 24, na reta, na relargada após entrada do safety car devido a batida isolada de Kazuki Nakajima (Williams), ele perdeu o controle da Renault na disputa de posição com Nico Rosberg (Williams), quando estava em sétimo e disputando posição com o alemão. “Os freios falharam”, explicou aos engenheiros, no rádio.
A corrida terminou com safety car, após acidente entre Sebastian Vettel (Red Bull) e Robert Kubica (BMW) a três voltas do fim da prova, quando os dois disputaram roda a roda a segunda posição. Bateram no muro e Vettel, mesmo com a suspensão dianteira direita, continuou na pista, completando quase uma volta assim. Mas abandonou.
A próxima prova é no domingo que vem (5 de abril) no circuito de Kuala Lumpur, o GP da Malásia, com largada prevista para as 6 horas (de Brasília).
A classificação final do GP da Austrália de F-1:
1.º – Jenson Button (ING/Brawn GP), 1h34min15s784
2.º – Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 0s807
3.º – Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s604
4.º – Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 2s914
5.º – Timo Glock (ALE/Toyota), a 4s435
6.º – Fernando Alonso (ESP/Renault), a 4s879
7.º – Nico Rosberg (ALE/Williams), a 5s722
8.º – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 6s004
9.º – Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 6s298
10.º – Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6s335
11.º – Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), a 7s085
12.º – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 7s374
13.º – Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1 volta
14.º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 2 voltas
15.º – Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 3 voltas
16.º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 3 voltas
Não terminaram a prova:
Felipe Massa (BRA/Ferrari), volta 45, abandono
Nelsinho Piquet (BRA/Renault), volta 24, quebra
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), volta 17, acidente
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), volta 1, acidente