A novela que durou quase três meses terminou ontem e Jenson Button já sabe onde terá de correr no ano que vem. Mesmo a contragosto, o inglês permanece mais uma temporada na BAR, embora tenha assinado um outro contrato com a Williams. O CRB (Contract Recognition Board), órgão da FIA que analisa relações entre pilotos e equipes, deu ganho de causa ao time atual. A Williams, se quiser, espera mais um ano para ter Button. A decisão abre as portas para Antonio Pizzonia, 24 anos, que pode ser efetivado como titular para 2005 a qualquer momento.

São Paulo – Tão logo soube do veredicto, a Williams entrou em contato com a Petrobras, sua patrocinadora e fornecedora de combustível. Pizzonia participava de um evento promocional em São Paulo, ao lado de Juan Pablo Montoya. Uma reunião foi pedida. Pizzonia é piloto de testes da equipe desde 2001 e neste ano disputou quatro GPs, no lugar de Ralf Schumacher, conseguindo três sétimos lugares.

A Williams mudará sua dupla em 2005. Montoya assinou, no ano passado, com a McLaren. Ralf vai para a Toyota. O primeiro a ser contratado para ocupar uma das vagas foi Mark Webber, com quem Pizzonia dividiu os boxes da Jaguar por 11 corridas em 2003, até ser demitido. Embora o amazonense seja favorito a cockpit, dois outros correm por fora: o inglês Anthony Davidson, que seria o escolhido da BAR se Button saísse, e o alemão Nick Heidfeld, que está na Jordan.

O “Buttongate” eclodiu no dia 5 de agosto, quando a Williams anunciou a volta do inglês, que estreou na F-1 pela equipe, em 2000. Isso mesmo sabendo que a BAR havia exercido a opção sobre seu contrato, algumas semanas antes. A Williams se apoiava numa suposta brecha do compromisso, que só seria válido se a BAR fosse equipe oficial da Honda, algo que ainda não estava formalizado.

A BAR resolveu brigar e recorreu ao CRB, que arbitra esse tipo de questão. No sábado passado, advogados das duas equipes e três conselheiros do órgão se reuniram por 9h30, em Milão. A conclusão do CRB foi passada ontem, aos times.

A Williams, em comunicado oficial, acatou a decisão e disse que espera contar com Jenson em 2006. “Não nos arrependemos de ter tentado”, falou Frank Williams. A BAR se disse “muito satisfeita” com a vitória e Button declarou que espera cumprir com profissionalismo mais um ano de contrato, antes de se juntar à Williams “no futuro”.

“Sei que tenho boas chances”, falou Pizzonia, evitando esticar o assunto, enquanto um anúncio oficial não for feito. Ele estará em Interlagos neste fim de semana, para acompanhar o GP do Brasil, última etapa do Mundial. Os treinos começam amanhã.

continua após a publicidade

continua após a publicidade