Button é pole, Ferrari respira

Se na sexta-feira o desempenho da Ferrari com todas suas mudanças foi desanimador, ontem o jogo virou. Ao menos com Felipe Massa. O brasileiro conseguiu o quarto lugar no grid e parte para o GP da Espanha com alguma chance de pódio. Ele larga com seu carro um pouco mais pesado que os três que estão à sua frente e poderá fazer seu primeiro pit stop depois que a concorrência.

A reação da Ferrari foi a novidade do dia em Barcelona. Porque, na ponta, a dupla que aparentemente vai lutar pelo título fez os dois melhores tempos: Jenson Button, da Brawn, na pole, pela terceira vez no ano; e Sebastian Vettel, da Red Bull, em segundo. Ao lado de Massa na segunda fila está o outro carro da Brawn, de Rubens Barrichello. E atrás dos dois, Mark Webber, da Red Bull, e Timo Glock, da Toyota.

Massa foi 0s407 mais lento que Button na terceira parte da classificação e inicia a prova com seu carro pesando 655 kg. O inglês declarou 646 kg. Esses 9 kg de diferença em combustível podem ajudar o ferrarista. Se largar bem, usando o Kers, Felipe tem chances de brigar na frente. “Nosso carro melhorou e está competitivo. Estou feliz por voltar a andar perto dos ponteiros. Ainda há um longo caminho pela frente, mas estamos na direção certa”, falou.

A Ferrari, porém, bobeou feio com Kimi Raikkonen. Na primeira parte da classificação, achou que o tempo do finlandês seria suficiente para passar ao Q2. Não foi, e ele larga em 16.º.

Alheio às confusões do time italiano, Button festejou a sexta pole de sua carreira dizendo que não esperava conseguir a posição. “Vettel estava muito rápido e foi difícil tirar o primeiro lugar dele. A Ferrari também melhorou muito e essa corrida vai ser dura”, falou o líder do mundial.

Decepção mesmo foi a McLaren, que, como previa Lewis Hamilton, empacou na segunda parte da classificação. “O carro não é rápido o bastante”, resignou-se o inglês, 14.º colocado no grid. Pior ainda foi seu companheiro Heikki Kovalainen, que ficou na primeira degola e larga em 18.º.

Sem previsão de chuva, o GP da Espanha, quinta etapa do campeonato, tende a ser o menos emocionante do ano. A pista catalã é ruim para ultrapassagens e, geralmente, as posições do início da prova se mantêm. Por isso é importante largar bem. Em 18 edições da corrida nesse circuito, 14 foram vencidas pelo pole-position. A prova terá 66 voltas e largada às 9h de Brasília.

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