Após surpreender a Fórmula 1 nesta quarta-feira, com o melhor tempo dos testes em Barcelona, o inglês Jenson Button fez questão de dividir o sucesso da Brawn GP. Para o piloto, os resultados da equipe – acima de qualquer expectativa – são fruto do trabalho dos funcionários da fábrica de Brackley, que não deixaram de trabalhar depois da saída da Honda da categoria.
“Depois de todas as dificuldades que tivemos, chegar aqui e ter um início tão encorajador é tudo de que precisávamos. Não consigo agradecer à equipe o quanto ela merece. Todo o esforço valeu a pena e todos podem se sentir orgulhosos”, disse Button. Entre dezembro e março, os empregados trabalharam por três meses na construção do modelo BGP 001, mesmo sem saber se ele iria para a pista.
O carro andou pela primeira vez na sexta-feira da semana passada, em Silverstone. Em seu primeiro teste coletivo, na segunda, em Barcelona, Button fez o quarto tempo. Na terça-feira, Rubens Barrichello terminou em terceiro, e nesta quarta, o inglês fechou à frente, com 1min19s127, o melhor tempo da semana.
Apesar da ótima marca, Button preferiu destacar o fato de o carro ter percorrido distâncias longas sem falhas mecânicas. “Foi mais um ótimo dia e fizemos um teste muito positivo. É bom ver que conseguimos andar durante o tempo todo sem problemas, e até fizemos uma simulação de corrida. Foi fantástico poder acumular tanta milhagem”, disse.
A Brawn GP volta à pista na quinta-feira, com Rubens Barrichello. Depois, a equipe ainda testará em Jerez de la Frontera, a partir de domingo, na última oportunidade de ir à pista antes do GP da Austrália. A temporada da Fórmula 1 começa com os treinos livres na sexta-feira, dia 27. A corrida acontecerá no domingo, 29.