A segunda etapa da temporada de Stock Car V8, que vai ser disputada hoje, a partir das 13h, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na Região Metropolitana da capital, deve seguir o mesmo padrão dos treinos: esquemas mais estratégias e táticas por parte das equipes.
Ontem, durante os treinos classificatórios, os chefes das principais escuderias utilizaram de todos os seus conhecimentos para melhorar os tempos de seus carros. Os pilotos, por sua vez, souberam trabalhar corretamente na melhor pista brasileira, e até o recorde do circuito foi batido.
Luciano Burti (Petrobras/Action Power) fez a pole position com um Volkswagen Bora, no segundo treino do dia, mas ele já tinha conseguido um melhor tempo e batido o recorde no Autódromo Raul Boesel, no primeiro treino classificatório, disputado pela manhã. Ele marcou 1min20s549, contra 1min20s562 do paulista Giuliano Losacco no ano passado. ?Eu sabia que tinha um carro acertado e iria fazer um bom tempo. Usei os dois jogos de pneus pela manhã e bati o recorde. Na superclassificação, eu estava mais tranqüilo e esperava chegar entre os cinco primeiros. Mas o carro está tão equilibrado que acabei conquistando a pole?, disse Burti.
A maioria dos pilotos enfrentou problemas durante os dois treinos. Uns culparam o calor, para esconder o jogo. Outros reconheceram que erraram na estratégia. O segundo colocado, Hoover Orsi, também de Volkswagen Bora, por exemplo, é piloto da equipe Amir Nasr (BNB-Wurth), cujo chefe, Amir, é um conhecedor do autódromo paranaense. ?Durante muitos anos, nós treinamos nesta pista, em diversas categorias. É claro que os acertos de carro são diferentes, mas é importante conhecer este traçado. Usamos uma boa estratégia e perdemos a pole no final, porque o Burti usou dois jogos de pneus?, disse Amir.
Rodrigo Sperafico (Neosoro), de Toledo, conseguiu um ótimo terceiro lugar e sai na segunda fila com seu Astra Chevrolet. ?Está dentro do que eu esperava, porque nosso desempenho foi muito bom no treino da manhã. Perdemos a pole position por pouco, mas o importante é estar ali na frente, pronto para disputar a liderança?, contou Sperafico. Thiago Camilo, a surpresa do dia, larga ao lado dele. Antonio Jorge Neto (Eurofarma), que fez o melhor tempo na sexta-feira, larga em quinto. Cacá Bueno (Eurofarma) também larga na terceira fila em sexto lugar. Ambos andam com Mitsubishi Lancer.
Punição
O carro de Ricardo Maurício, que havia feito o 20.º tempo, foi penalizado em razão dos comissários terem encontrado um combustível diferente do fornecido oficialmente. Com isso, ele perdeu todos os resultados obtidos e largará na última posição, além de uma multa de 50 UPs, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.
Lico sai na frente na V8 Light
A torcida paranaense está em festa na Stock Car V8 Light, categoria de acesso da Stock Car V8. O piloto local Lico Kaesemodel, da RC Competições, destaque de todos os treinos livres da categoria, confirmou o grande momento ao garantir, na tarde de ontem, a pole position para a segunda etapa, que acontece hoje, a partir das 11h30, no Autódromo Internacional de Curitiba. Lico fez 1min26seg522, com média de 153.741 km/h, com vantagem de quase meio segundo para Daniel Landi, da Full Time Sports, 1min26seg980. Paulo Bonifácio, da Hot Car Competições, fez o terceiro tempo, 1min27seg048.
?Bom que foi em casa. A equipe está de parabéns desde o primeiro treino, pois meu carro se comportou muito bem. Em todo o tempo que disputo a Stock Car V8 Light, este foi, sem dúvida, meu melhor final de semana. Meu trabalho foi somente conduzir a máquina?, declarou o jovem piloto. Com relação à tomada de tempos, Lico disse que arriscou mais na segunda volta rápida. ?Fui mais conservador no começo, mas quando soube que tinha batido o Boni, vim com tudo na segunda volta. Espero conseguir minha primeira vitória, que será ainda mais especial porque pode ser em casa?, completou.
Daniel Landi também gostou da performance e já definiu sua meta. ?Trabalhamos bastante para chegar ao acerto do meu carro. Agora é fazer uma corrida consistente e pontuar o máximo possível. Quero acabar no pódio?, resume Daniel Landi, que faz sua segunda prova com a Full Time Sports. Marcos Gomes (Nova-RR Competições), vencedor da etapa de abertura em São Paulo, é outro que andou bem. Ele marcou 1min27seg292 e vai sair na quarta colocação.