Rio – O título da primeira etapa do circuito mundial de skate, na modalidade vert, ficou no Brasil. No ano em que foi elevado à condição de competição oficial do calendário da World Cup Skateboarding, o Oi Vert Jam 2006, disputado no Rio de Janeiro, consagrou o carioca Bob Burnquist, que conseguiu uma média de 92.3 pontos em sua volta inicial e superou os nove outros finalistas três deles estrangeiros conquistando o bicampeonato do evento. O vice-campeonato ficou com o americano Anthony Furlong (90.7 pontos) e o terceiro lugar foi do tricampeão mundial Sandro Dias, o ?Mineirinho? (88.3 pontos). Depois de encerradas as três voltas a que cada skatista teve direito, já sem valer pontos, ?Mineirinho? tentou sem sucesso acertar novamente o 900º, manobra que já lhe deu diversas vitórias mundo afora.
Feliz com o título, Bob atribuiu a nota alta na primeira volta a um 540º frontside. ?Estava preocupado com o half porque ontem (sábado) tinha tido problemas nas duas voltas da semifinal, com uma imperfeição em um ponto da rampa e um ladrilho na lateral da extensão. Por isso, a primeira coisa que fiz hoje, quando cheguei, foi conferir de perto se os problemas tinham sido resolvidos. Pra minha sorte, estava tudo bem e pude fazer as manobras em que tinha pensado. Até o 540º frontside entrou?, festejou.
Como no ano passado, Bob começa a temporada com uma vitória. ?É ótimo começar assim. Não sei ainda como será meu ano mas pretendo dar prioridade às competições de Big Air (prova em que o skatista desce uma enorme rampa e executa os aéreos do outro lado da pista, voando o mais alto que conseguir). Mas é claro que quando elas não coincidirem com as etapas do mundial, vou seguir em busca do título?, garantiu Bob, campeão mundial em 2000.
Polêmica
Segundo skatista a se apresentar fora o nono colocado na semifinal de sábado Bob Burnquist entrou confiante na rampa do Oi Vert Jam 2006 e deu mostras de seu enorme talento nos 45 segundos da primeira volta, realizando inclusive manobras de troca de base (switch), uma de suas marcas registradas, e um 540º frontside. Tudo isso, no entanto, não seria suficiente para ele ter recebido a nota que os juízes lhe atribuíram.
O autor da afirmação, que encontrou eco em boa parte dos skatistas que assistiram à competição no half montado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, foi o tricampeão mundial de skate vertical, ?Mineiro?. Para ele, a nota da primeira volta (que acabou dando o título a Bob) foi bem mais alta do que deveria ter sido: ?Antes de começar a prova, já vinha falando que este tipo de coisa poderia acontecer. Em novembro passado, na última etapa do circuito mundial, os juízes também deram notas desproporcionais… Feliz ou infelizmente, o mesmo Bob foi o beneficiado. Acho até que tanto Bob quando o Anthony Furlong mereceram o título. O errado foi a diferença que sua nota teve para as dos outros skatistas. Nós sabemos que para ter conseguido aquela nota ele precisaria ter feito muito mais manobras.?
Bob encontrou uma explicação para a suposta desproporção entre desempenho e nota apontada por ?Mineiro?: ?Os juízes julgam por comparação. Fiz minha volta logo depois do Sérgio Negão, que tinha levado 74 pontos. Como meu desempenho foi muito melhor do que o dele nesta primeira volta, a nota que recebi acabou sendo proporcionalmente mais alta?.
