A Copa das Confederações que vai ter o Taiti, campeão da Oceania, pode também ter a surpreendente presença de Burkina Faso. O time do noroeste da África deu mais um passo na sua campanha na Copa Africana de Nações nesta quarta-feira, passando por Gana nos pênaltis e avançando pela primeira vez na sua história à decisão do torneio. O jogo terminou em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação. Nos pênaltis, triunfo por 3 a 1.
Na final, domingo, no Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul), Burkina Faso vai enfrentar a seleção da Nigéria, que mais cedo venceu Mali por 4 a 1. A zebra vai atrás do seu primeiro título, enquanto os nigerianos querem o tri e encerrar um jejum de 19 anos sem conquistas. A decisão do terceiro lugar é no sábado, em Port Elizabeth, envolvendo Mali e Gana.
Favorita, Gana abriu o placar nesta quarta em Nelspruit logo aos 13 minutos, com Wakaso Mubarak, jogador do Espanyol, batendo pênalti. O resultado seguiu favorável ao ganeses até os 15 da segunda etapa, quando Burkina Faso empatou. Rouamba roubou a bola, Kaboré tocou de primeira e ela chegou até Bancé, que teve a tranquilidade de girar e bater rasteiro, tirando do goleiro.
A igualdade seguiu até o fim do tempo regulamentar e também na prorrogação. Destaque para um lance em que o zagueiro de Gana Afful tirou com o joelho já em cima da linha, quase no fim do segundo tempo extra.
Nos pênaltis, Vorsah foi o primeiro a bater, mandou para fora, pelo lado direito do gol, e desperdiçou a primeira batida para Gana. Koné, Atsu e Traoré converteram até Dauda pegar a batida de Bancé e dar um novo fôlego aos ganeses. Mas aí Clottey também errou, batendo à direita. Bancé fez o dele e Agyemang-Badu desperdiçou a chance de manter Gana viva, classificando Burkina Faso.