A seleção brasileira masculina de handebol vai ter um grande desfalque na sua busca por uma vaga olímpica. O armador-esquerdo Bruno Souza torceu o joelho direito durante o treino de segunda-feira, terá que passar por mais uma cirurgia, e, assim, vai perder o Pré-Olímpico da Suécia, que será realizado no mês que vem. Mesmo que o Brasil conquiste a vaga, ele não poderá disputar sua terceira Olimpíada.
O jogador, de 34 anos, é o maior jogador da história do handebol no Brasil e foi grande novidade na convocação da seleção para este período de treinamentos em Maringá (PR). A última vez que ele havia defendido a equipe fora em 2009. Em junho do ano passado, Bruno sofreu ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito numa partida pelo Nantes, da França, e precisou passar por cirurgia.
Sem clube, concluía a recuperação treinando sozinho em Niterói (RJ), sua cidade natal. Mal voltou a treinar com a seleção (a reapresentação foi no domingo) e sofreu esta nova lesão, no mesmo joelho. “Após exame de ressonância, constatamos ruptura aguda do enxerto, novamente no ligamento cruzado do joelho direito. Vamos tentar realizar a cirurgia o mais rapidamente possível. A recuperação deve durar cerca de oito meses”, explicou Gustavo Rocha Santos, médico da seleção.
Bruno Souza lamentou a fatalidade. “Não há ninguém mais frustrado com tudo isso do que eu. Sei o quanto me preparei para estar aqui com a seleção novamente. Mas, acidentalmente, aconteceu uma nova lesão. Todos que me acompanharam nos últimos meses – médicos e fisioterapeutas – fizeram o melhor trabalho possível e tenho certeza de que não falhamos em nada. Agora, não tem jeito, é pensar para frente”, comentou o veterano.