O tênis brasileiro está de volta a uma semifinal em Roland Garros depois de sete anos. Nesta segunda-feira (2), o mineiro Bruno Soares, ao lado do sérvio Dusan Vemic, conseguiu uma vaga entre as quatro melhores duplas do Grand Slam francês.
A parceria, formada às pressas para a competição, passou pelos experientes Jonas Bjorkman e Kevin Ullyett em dois sets, com 7/5 e 6/3. Na disputa por uma vaga na final, Vemic e Soares terão pelo frente o uruguaio Pablo Cuevas e o peruano Luis Horna. Os sul-americanos superaram os cabeças-de-chave número 1 do torneio Bob e Mike Bryan, nas quartas.
A campanha de Soares e Vemic em Roland Garros começou com vitória sobre Chris Haggard e Misha Zverev. Depois, eles passaram pelos romenos Florin Mergea e Horia Tecau – que haviam eliminado Gustavo Kuerten e Sebastien Grosjean. Nas oitavas-de-final foi a vez de superar os israelenses Jonathan Elrich e Andy Ram, cabeças-de-chave número 3 do torneio.
Caso supere Horna e Cuevas na semifinal, Bruno Soares será o primeiro tenista do País em uma final masculina de duplas em Roland Garros. Nas duplas mistas, Thomas Koch (com a uruguaia Fiorela Bonicelli, em 1975) e Maria Esther Bueno (com o norte-americano Bob Howe, em 1960), foram campeões.