Bruno Soares estreou no ATP Finals com derrota no duelo de duplas que travou nesta terça-feira, em Londres, válido pelo Grupo B da competição que reúne os melhores tenistas da temporada. Atuando ao lado do austríaco Alexander Peya, o brasileiro acabou superado pela parceria formada pelo indiano Leander Paes e pelo checo Radek Stepanek, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 10/8.
O duelo fechou a primeira rodada do Grupo B da disputa de duplas do torneio. No outro jogo que abriu esta chave, Fernando Verdasco e David Marrero, líderes da chave, levaram a melhor no duelo espanhol que fizeram contra Marcel Granollers e Marc Lopez, batidos por 6/1 e 6/4 na última segunda-feira.
O resultado desta terça deixou Peya e Soares na terceira posição do Grupo B do ATP Finals, mas eles seguem com chances de classificação às semifinais. Eles formam a dupla cabeça de chave número 2 da competição e voltaram a amargar um revés em um jogo importante desta temporada contra Paes e Stepanek, hoje vice-líderes do Grupo B, que haviam superado o brasileiro e o austríaco na final do último US Open, em Nova York.
No duelo desta terça, Soares e Peya não conseguiram ameaçar os saques de Paes e Stepanek no primeiro set, no qual a dupla adversária conseguiu converter um de sete break points para assegurar a vantagem inicial de 6/3. Já na segunda parcial, ao aproveitar uma de três oportunidades de quebra e confirmarem todos os seus serviços, Soares e Peya fizeram o 7/5 que igualou o duelo. Já no terceiro set, Paes e Stepanek foram melhores na disputa do super tie-break, embora seus rivais tenham ensaiado uma reação na parte final da parcial.
No último domingo, Soares e Peya também foram batidos na decisão do Masters 1.000 de Paris pelos irmãos norte-americanos Mike e Bob Bryan, que nesta terça-feira enfrentarão o brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig no fechamento da primeira rodada do Grupo A do ATP Finals.