O brasileiro Bruno Senna fará neste domingo a sua estreia pela Série Le Mans, a primeira prova oficial a ser disputada pelo piloto em 2009. Neste sábado, ele garantiu a sétima posição no grid de largada dos 1.000 quilômetros da Catalunha, em Barcelona, na Espanha, que marcará o início da temporada na categoria. Senna correrá com o carro Courage Oreca LC70, da equipe francesa Oreca-Matmut.
“Nosso carro pareceu competitivo durante os treinos, mas hoje (sábado) não conseguiu acompanhar o ritmo dos mais velozes”, lamentou Senna, que ao menos ficou na frente do experiente Olivier Panis, piloto francês que disputou a Fórmula 1 por dez temporadas. “Como a corrida é longa, vamos ter de pensar numa boa estratégia de parada nos boxes.”
Após ser cotado para substituir Rubens Barrichello na Fórmula 1, ainda pela equipe Honda, que deu origem à Brawn GP, Senna segue ganhando experiência em outras categorias. Além da Série Le Mans, o brasileiro também já tem presença garantida nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no mês que vem. O piloto vem sido orientado pelo chefe da divisão esportiva da Mercedes-Benz, Norbert Haug, e a McLaren pode ser o melhor caminho para chegar em breve à Fórmula 1.
Neste domingo, Senna dividirá o volante do Courage Oreca LC70 com Stéphane Ortelli, de Monaco. A prova no circuito de Barcelona tem 215 voltas e duração estimada de seis horas. A pole no grid de largada será do carro Ginetta-Zytek, pilotado por Danny Watts, Nick Leventis e Peter Hardman. O brasileiro está inscrito na categoria LMP1, na qual os motores alcançam 650 cavalos de potência.