A paranaense Bruna Schmitz, de apenas 15 anos, entrou para a história do surfe nacional, na manhã de ontem. Ela conquistou o título da primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional Feminino disputado neste fim de semana no balneário de Torres, no Rio Grande do Sul. Bruna é a surfista mais nova a vencer um campeonato profissional no País. Na final, ela superou a tricampeã brasileira Andréa Lopes, além de terminar à frente de Juliana Guimarães e Monique Santos.
A competição abriu o calendário 2006 e valeu mil pontos para a paranaense no ranking da divisão de acesso para a elite de 2007, o SuperSurf. Schmitz embolçou ainda R$ 3.000,00 e segue agora para participar pela primeira vez de uma etapa do Circuito Mundial Profissional. ?Acabei de chegar do Peru com a equipe brasileira, onde vencemos o Pan-Aamericano de Surfe. Cheguei ao Brasil na terça e quinta já estava vindo pra Torres?, disse Bruna, após subir no pódio ao lado de uma das surfistas que mais admira. ?Vencer a Andréa Lopes foi incrível, eu não esperava nunca.?
Em Torres, Schmitz foi a grande surpresa da final, mas não do campeonato. Ela já veio conquistando importantes vitórias e fazendo boas apresentações nas oitavas, quartas e semifinal, quando obteve uma nota 7,25 e garantiu um lugar na decisão.
E o calendário da pequena surfista de Matinhos está recheado neste início de ano. Embora folgue nesta semana em casa, depois segue para Florianópolis, onde participa do mundial WQS. Em março participa do Brasileiro Amador e, em seguida, embarca para a Austrália onde vai treinar, estudar e competir por 40 dias em Sydney e Melbourne. Ao final da viagem ela disputa o título de campeã mundial sub-16, sendo a única representante do País.