A nova geração mostrou, mais uma vez, que o surfe brasileiro tem futuro garantido. Isso foi comprovado na 3.ª e decisiva etapa do Rip Curl Grom Search 2005, campeonato exclusivo para surfistas com até 16 anos, realizada na Praia do Tombo, em Guarujá, sábado e domingo. A competição consagrou o talento local Wesley Moraes, que faturou o título da mirim (até 16 anos), e a paranaense de Matinhos, Bruna Schimtz, bicampeã do ranking na feminina.

continua após a publicidade

Os dois atletas garantiram os títulos de formas diferentes. Wesley teve de torcer da areia para o seu rival, Miguel Pupo, de São Sebastião, não faturar a etapa, ?roubando? a sua conquista. Já Bruninha, assim como no ano passado, venceu a disputa decisiva, virando o jogo sobre as adversárias. Como prêmios os dois ganharão passagens aéreas para a Austrália, para participar do Mundial 2006, realizado pela Rip Curl, além de um mês de intercâmbio completo, com estada e alimentação, na Austrália, oferecido pela Study Way e Milton College.

O Rip Curl Grom Search também contou com as categorias iniciantes (no máximo 14 anos) e grommets (limite de 12). Entre os iniciantes, foi a vez de Miguel Pupo torcer da areia e comemorar o título. Na grommets, onde os pequenos talentos deram um show de surf na final, Sidney Guimarães, de Peruíbe, faturou o caneco, com o segundo lugar na etapa.

A etapa final reuniu 98 surfistas de seis estados e teve boas ondas de mais de um metro e sol. Marca registrada do Rip Curl Grom Search, a competição contou com um clima de confraternização, com café da manhã para os atletas e uma churrascada no final da entrega da premiação.

continua após a publicidade

Mas apesar do clima de camaradagem entre todos os atletas, as disputas foram acirradas no mar. Logo cedo, houve a decisão do título da mirim. Dois atletas disputavam o título. Miguel Pupo no mar e Wesley Moraes, já desclassificado, torcendo da areia. Miguel acabou perdendo na bateria semifinal e Wesley foi carregado nos ombros pelos amigos. Na etapa, o vencedor foi Emerson Silva, de Guarujá. Wiggolly Dantas foi segundo, com os catarinenses Alejo Muniz, de Bombinhas, e Ricardo Santos, de Florianópolis, em 3.º e 4.º lugares.

Bicampeã

Na feminina, a disputa foi a mais acirrada. Cinco atletas chegaram com chances de ficar com o título. Mas a estrela de Bruninha brilhou novamente. A então líder, Gabriela Teixeira, de Búzios, perdeu na semi. Na final, a paraibana Diana Cristina arriscou bastante, tentando até um tubo, mas Bruninha assegurou a vitória, único resultado que lhe garantia o título, com um surfe consistente e manobras fortes, mostrando ter grande desempenho em ondas maiores.

continua após a publicidade

?Não estou acreditando. Eu confiava no título, mas não esperava. Achei que estava em 3.º lugar. Ganhar aqui é alucinante. Adoro Guarujá?, festejou Bruninha, de 14 anos e com uma boa experiência: já viajou para o Havaí, Taiti e Equador. ?Não fui tão bem nas outras etapas, mas o importante é que ganhei aqui?, afirmou Bruninha, que esteve acompanhada de seu técnico e manager, Rodrigo Tusca.

?Ele me deu sorte ano passado e pedi para que viesse novamente?, brincou. Na etapa, Diana Cristina terminou em 2.º lugar, seguida da também paranaense Nathalie Martins, que ficou com o vice no ranking. Leila Eustáquio, de Ubatuba, ficou em 4.º lugar em Guarujá.