O Paraná tem se revelado há muitos anos, como grande celeiro de valores para o esporte brasileiro. Agora, o hipismo orgulhosamente está mostrando o potencial de uma menina que tem merecido encômios e muita festa da parte dos que vivem o dia a dia deste segmento esportivo.
Trata-se da menina Bruna Maria Zettel, 11 anos, que tem, em poucas aparições em torneios, mostrando virtudes que a poderá levar em breve, senão ao estrelato, a um patamar que dezenas de meninas – amazonas -sonham um dia chegar.
Vejam e leiam o testemunho da própria Bruna – “Meu nome é Bruna Maria Zettel, tenho 11 anos, estou na 6.ª série e monto cavalos há 8 anos, pratico hipismo (salto) há 3 meses.
Tenho um cavalo SRD (sem raça definida), o qual trabalhava com minha mãe em outras fazendas, fazendo apartação de gado, e foi aí que comecei a pegar muita intimidade e a ensinar meu cavalo Gianichinni a saltar, mas ele não é para isto. Há quase três meses, fui com minha prima Fernanda Zettel Bastos, na Confraria de Cavaleiros, local onde ela treina salto, de propriedade da sra. Gilda da Silva, e pedi pra tentar dar um salto. Todos ficaram com um pouco de medo, pois eu nunca havia saltado 70 cm, e fui tão bem que consegui fazer aula de salto.
Comecei dia 16 de janeiro de 2003, treino apenas uma vez na semana com um cavalo chamado Epic Trust J.A. É um cavalo muito bom, mas outras alunas treinam com ele também, o que é muito ruim para mim, pois sou a menor e ele acaba por se reconhecer melhor com as outras alunas. Mesmo assim, a minha paixão e dedicação são tão grandes, que participei da minha primeira prova oficial dias 22 e 23 de março a 3.ª Copa Cidade de Araucária de Hipismo, na categoria Escola Série 0,60 cm. No sábado fiquei em quinto lugar. No domingo, meu segundo dia, fique em segundo lugar e terceiro na classificação geral, com o cavalo Epic Trust J.A., pelo Centro Hípico Confraria de Cavaleiros. Meu treinador Darci Bardini, e todos que sabiam da minha pouca experiência, ficaram surpresos com meu resultado.
Nos dias 5 e 6 de abril, participei da minha segunda prova, a 1.ª etapa do Ranking HSBC/Tim, realizada na cidade de Ponta Grossa. Competi com equipes fortes, fiquei em sétimo lugar no sábado, oitavo lugar no domingo e em quinto na classificação geral, com o cavalo Epic Trust J.A., pelo C.H. Confraria de Cavaleiros. Minha colocação poderia ter sido melhor, porque cavalo que salta acima de um metro sente dificuldade quando diminui sua altura de salto padrão. Acabei sendo penalizada por ter feito uma falta.
Nos dias 3 e 4 de maio será realizada a 2.ª etapa do Ranking HSBC/Tim, na Sociedade Hípica Paranaense, e espero poder trazer um resultado melhor”.
Pela simplicidade da narrativa, e certo que Bruna está – desde que receba os incentivos necessários e a orientação técnica competente -, cotada a ser uma “estrela” do hipismo brasileiro. Oxalá ela chegue a tanto!