Medalhista de bronze na Olimpíada do Rio-2016, Maicon Andrade voltou a brilhar no taekwondo nesta quinta-feira. Desta vez ele subiu ao pódio com medalha de prata na Universíada, os Jogos Olímpicos Universitários, que estão sendo realizados em Taipei, capital de Taiwan.

continua após a publicidade

Maicon subiu ao pódio mesmo após sofrer uma contratura muscular na lombar. O brasileiro se machucou na semifinal da categoria a partir de 87kg e não conseguiu disputar a final. Assim, a medalha de ouro caiu no colo do russo Rafail Aiukaev.

continua após a publicidade

“Foi uma lesão, não é nada que gere uma evolução agravante, mas o nível de dor é muito forte, o que impossibilita ele de competir. Vimos que realmente ele não tinha condição de competir”, explicou Gustavo Sperandio, fisioterapeuta da delegação brasileira.

continua após a publicidade

Um dos técnicos do atleta brasileiro, Reginaldo dos Santos lamentou a prata. “A gente veio treinando forte para ser ouro. Não trabalhamos pela prata. E sabíamos que esta final nos traria a medalha. Foi um pedido do Maicon continuar lutando. Ele não queria desistir, mas, realmente, ele não tinha condições”, comentou.

Maicon iniciou sua trajetória na disputa vencendo o sul-coreano Minkwang Cho. Depois, bateu o francês Yoann Alexandre Miangue. Na semifinal, ele teve mais trabalho para superar o norte-americano Jonathan Daniel Healy. A luta foi decidida no golden point. Mas logo após o confronto, Maicon sentiu forte dor na lombar e precisou de atendimento médico.

JUDÔ – A modalidade se despediu da Universíada com sete medalhas para o Brasil. A última veio de bronze para o time masculino na disputa por equipes, com Vinicius Panini, Ruan Isquierdo, Gustavo Assis, Lincoln Keiti e Marcelo Fuzita. O time feminino foi derrotado na estreia. Com sete pódios, a equipe de judô obteve sua melhor campanha em uma edição da Universíada.