Rio – Com um gol do estreante Marco Brito, o Vasco venceu o clássico carioca contra o arquiinimigo Flamengo, por 1 a 0, ontem, no Maracanã. O placar refletiu o domínio vascaíno no confronto, ante um Rubro-Negro impassível pela forte marcação imposta e refém de uma boa atuação do meia Felipe, que não ocorreu.

Desde o início da partida, o Vasco pressionou sem ceder espaços para o adversário tocar a bola. O técnico vascaíno Joel Santana conseguiu anular o principal jogador rubro-negro, Felipe, escalando Chiquinho e Ygor para se revezarem na marcação individual ao meia.

No primeiro tempo, o goleiro Júlio César, do Flamengo, fez importantes defesas em chutes dos atacantes Róbson Luís e Anderson. Aos 32 minutos, o meia Petkovic cobrou uma falta, da intermediária, no travessão. O ataque rubro-negro respondeu à ofensiva também acertando a trave do Vasco, dois minutos depois, quando Dimba, livre de marcação na pequena área, escorou uma bola cabeceada pelo zagueiro Júnior Baiano.

Na volta para o segundo tempo, Marco Brito, parado há três meses por causa de uma contusão, substituiu Anderson, no Vasco, e Jean entrou no lugar de Dimba, no Flamengo. Apesar das mudanças, os vascaínos continuaram melhor armados em campo e, aos 20 minutos, o estreante no ataque do time de São Januário inaugurou o marcador, após uma confusão na área, onde Júlio César defendeu por duas vezes a bola.

Após o gol do Vasco, Róbson Luís e o zagueiro rubro-negro André Bahia se desentenderam e foram expulsos pelo juiz Wagner Tardelli. E, pelo mal desempenho do Flamengo, os torcedores terminaram a partida agredindo verbalmente o técnico da equipe Ricardo Gomes e, em coro, o chamaram de “burro”.

Com o resultado, o Vasco totalizou 45 pontos na tabela de classificação do Brasileiro e o Flamengo permaneceu com 41.

Confusão

Uma confusão ocorreu no gramado do Maracanã, antes do início da partida. Por ser o Vasco o mandante do confronto, o presidente do clube Eurico Miranda impediu que o Flamengo homenageasse o ex-jogador Júnior, além do maratonista medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, Vanderlei Cordeiro de Lima. A comemoração foi adiada para quarta-feira, quando o Rubro-Negro enfrentará o Santos, no Rio.

Ficha técnica:
Gol: Marco Brito, aos 20 minutos do segundo tempo.
Vasco: Cássio; Thiago Maciel (Claudemir), Fabiano, Henrique e Chiquinho (Diego); Ygor, Coutinho, Emerson e Petkovic; Róbson Luís e Anderson (Marco Brito). Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Júlio César; China, André Bahia, Júnior Baiano e Athirson (Roger); Da Silva, Júnior, Ibson e Zinho (Dill); Felipe e Dimba (Jean). Técnico: Ricardo Gomes.
Cartão vermelho: Róbson Luis e André Bahia.
Renda: R$ 381.381,00. Público: 23.940 pagante.

continua após a publicidade

continua após a publicidade