Ex-campeão mundial dos pesos pesados, David Haye anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria, cumprindo a promessa de abandonar o boxe no dia em que completasse 31 anos. Na sua última luta, o britânico foi batido por pontos por Wladimir Klitschko, perdendo o título da Associação Mundial de Boxe para o ucraniano, que já era detentor dos cinturões da Organização Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe.

continua após a publicidade

“À medida que o relógio bateu no 12 ontem à noite, a minha carreira no boxe profissional chegou ao final”, disse Haye, que completou 31 anos nesta quinta-feira. “Foi minha intenção me aposentar do boxe neste dia em particular desde que amarrei pela primeira vez um par de luvas como um magrelo de 10 anos”.

Haye disse ter alcançado a meta que se propôs quando iniciou a sua carreira de boxeador, que era a conquista do título mundial dos pesos pesados. “Em última análise, eu sinto um pouco (por perder para Klitschko), mas eu ganhei títulos mundiais em dois pesos. Eu sou um dos melhores pugilistas britânicos de todos os tempos”, disse.

O britânico começou a sua carreira como um cruzador e venceu Jean-Marc Mormeck em Paris para conquistar o título do Conselho Mundial de Boxe antes de subir para o peso pesado. Ele ganhou 25 de suas 27 lutas como profissional. Haye bateu o russo Nikolay Valuev, em novembro de 2009, para faturar o título da Associação Mundial de Boxe, e o defendeu com êxito contra John Ruiz e Audley Harrison antes da derrota para Klitschko em Hamburgo.

continua após a publicidade

Ele negou que seu anúncio tenha sido uma ação de marketing para atrair Wladimir para a realização de uma revanche ou para realizar uma luta contra Vitali Klitschko pelo cinturão do Conselho Mundial de Boxe. “Vitali mostrou um interesse em dividir o ringue comigo em 2012, mas desde a declaração inicial, ouvimos o tipo errado de comentários da equipe de Klistscko, o que me deixou pensando que havia poucas chances da luta vir a se concretizar”, disse.

Falando em sua academia no sul de Londres, Haye disse que os irmãos Klitschko “me veem como apenas outro desafiante, mas eu sei quem eu sou”. O britânico revelou que planeja se lançar na carreira de ator no próximo ano.

continua após a publicidade