A Federação Inglesa de Futebol (FA) multou em 10 mil libras (cerca de R$ 33,9 mil) o meia-atacante espanhol Suso Fernández, do Liverpool, por ter chamado seu compatriota e companheiro de equipe José Enrique de gay em uma mensagem no Twitter.
“O jogador atuou de maneira inadequada ao publicar uma mensagem que incluía uma referência à orientação sexual do companheiro de time”, sustentou a FA em comunicado.
Suso publicou uma foto de José Enrique, na qual o lateral se submetia uma sessão de clareamento dentário, com o comentário: “Que diabos ele está fazendo? Este rapaz é gay. Ele tem alguns problemas mentais. Faz tudo, menos jogar futebol”.
Uma comissão independente da federação investigou o caso na segunda-feira e divulgou a punição nesta terça, junto com uma advertência ao jogador para que não reincida nessa conduta.
Ao saber da sanção ao companheiro de time, José Enrique se mostrou surpreso e fez críticas à FA no Twitter, garantindo ter se tratado de uma piada entre dois amigos.
“É incrível como a FA pode multar meu amigo Suso Fernández por uma tolice. Era só uma piada!”, escreveu o atleta de 27 anos em sua conta pessoal.