A Rede Globo confirmou que vai entrar na Justiça para tentar recuperar os direitos de transmissão dos jogos do Paulistão, em poder do SBT. A ação é baseada no contrato celebrado com a própria Federação no início do ano passado, que lhe garantiu a prioridade para que pudesse transmitir as partidas do estadual. Alega ter aceito, dentro do prazo estabelecido, a exigência da entidade de exercer o seu direito de preferência.

“A TV Globo estava negociando com a Federação Paulista de Futebol a melhor forma de adequar as partidas dentro de sua grade de programação quando foi surpreendida com a notícia de que o SBT teria exclusividade para a transmissão do campeonato. A Globo enviou no dia 27 de dezembro de 2002, dois dias antes do prazo final, um documento aceitando as condições impostas pela federação. Houve até o comprometimento de se transmitir 22 partidas, e não 12 conforme desejava inicialmente a entidade paulista. No entanto, a intenção de se exibir jogos apenas aos sábados e domingos está mantida. No entanto, é público e notório que a TV Globo sempre buscou as demais emissoras com o objetivo de dividir a transmissão dos jogos de futebol, incluindo a Copa do Mundo. Não vem buscando exclusividade e sua principal preocupação é levar ao público o espetáculo que o esporte proporciona”, afirmou a emissora carioca em comunicado.

Apesar disso, a assessoria da emissora não afirmou se existe chance de conciliação com o SBT e também não esclareceu se o departamento jurídico trabalha com a possibilidade de obter medida liminar que impeça o início da competição. O presidente Eduardo Farah negou ter recebido qualquer documento da TV Globo no prazo. De acordo com a FPF, a emissora carioca não efetuou o pagamento dos R$ 12 milhões previstos em contrato e por isso perdeu a prioridade em relação aos direitos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade