Rio – O paulista Breno Sidoti surpreendeu e foi o vencedor da Copa Pan-Americana de ciclismo, realizada na manhã de ontem, na pista de 3.100m montada no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. Na competição por países, a Venezuela sagrou-se campeã, com um total de 22 pontos, em segundo ficou a Colômbia, 18, e em terceiro o Brasil sub-23, com 15.
Natural de Cruzeiro e há dois anos na seleção brasileira sub-23, Sidoti completou as dez voltas do percurso com o tempo de 41min56s381, seguido pelo venezuelano Isaac Cañizale, 41min56s631, e o colombiano José Serpa, 41min56s770.
Durante a comemoração, o brasileiro destacou que o apoio recebido pelos torcedores foi fundamental para o triunfo, obtido nos metros finais, já que desde a sétima volta os três primeiros abriram vantagem sobre o restante do pelotão de atletas e se revezaram na liderança da prova. "Foi a vitória mais importante da minha carreira e um grande presente de aniversário", disse Sidoti, que na quarta-feira completou 22 anos.
Neste ano, já venceu a Volta do Sul do Chile e foi terceiro na Volta de Porto Alegre. O próximo compromisso será em abril, o Campeonato Pan-Americano de Mar del Plata. "Pensei que não tinha como perder quando senti a vibração e o calor da torcida (estimada em dez mil pessoas pela organização). Essa vitória não é só minha, mas do Brasil."
Além de Sidoti e a equipe sub-23, formada por Renato Ruiz, Mac Donald Fernandes e Magno Nazaret, o Brasil também correu com o time de elite, formado por Márcio May, Nilceu dos Santos, André Grizante e Pedro Nicácio. May, um dos mais experientes ciclistas do País, destacou que a tática brasileira para fazer um vencedor funcionou, ao conseguir que Sidoti pudesse se destacar dos demais competidores.
"Tínhamos que garantir uma fuga para um de nós. Não podíamos ficar colados ao pelotão, porque seria muito difícil ganhar", explicou May, que com Pedro Nicácio liderou as primeiras voltas da prova. "O Breno é um excelente ciclista e vem se destacando."
A Copa Pan-Americana de Ciclismo foi a primeira competição do calendário de eventos de 2005, preparatórios para os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. A próxima disputa da programação é a etapa brasileira da Copa do Mundo de Ginástica Olímpica, entre os dias 8 e 10 de abril, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.