São Paulo – A oitava edição dos Jogos da Juventude tem início hoje, com cerimônia de abertura a ser realizada em Brasília, a partir das 16h, no ginásio do Cruzeiro. Esta é a segunda vez consecutiva que a cidade sedia o evento, que terá a participação de três mil atletas, com idade entre 10 e 17 anos, e vai até o dia 14.
Os Jogos da Juventude contarão com a presença dos 26 estados mais o Distrito Federal, que buscarão a vitória em 11 modalidades: atletismo, basquete, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis de mesa e vôlei, todos no masculino e feminino, e ainda natação sincronizada, ginástica rítmica e pólo aquático.
O objetivo da competição é revelar as promessas do esporte nacional, assim como já ocorreu com os ginastas Daiane dos Santos, Diego e Daniele Hypólito; os nadadores Carlos Jayme, Gabriel Mangabeira, Flávia Delaroli; e os judocas Tiago Camilo e Daniel Hernandes, entre outros.
Instituído em 2001, o Troféu Adhemar Fereira da Silva será concedido ao estado que obtiver maior número de pontos, premiando também a eficiência coletiva.