Em quadra, a maior rivalidade do basquete brasileiro nos últimos anos. De um lado, o Uniceub/BRB/Brasília, atual campeão do NBB. Do outro, o Flamengo, campeão em 2009. O clássico nacional será realizado hoje, em Brasília, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo Sportv.
Quem vencer fica com a liderança isolada do NBB. O Flamengo é o atual líder, com 14 vitórias em 18 partidas, enquanto o Brasília é o vice-líder, com 13 vitórias em 17 partidas.
Na história do NBB, Brasília e Flamengo se enfrentaram 14 vezes. Foram oito vitórias para os brasilienses e seis para os cariocas. Em decisões de campeonato, tudo igual. Em 2009, o Flamengo venceu a série final por 3 s 2.
Em 2010, foi a vez de o Brasília dar o troco e vencer a série pelos mesmos 3 x 2. No final de 2010, os rivais também decidiram o título da Liga Sul-Americana. A equipe brasiliense levou a melhor e venceu por 96 x 86.
“Claro que tem rivalidade, pelos anos seguidos fazendo finais. Mas é gostoso, é algo sadio para o esporte. Tudo pode acontecer, é imprevisível”, diz o ala Alex, do Brasília.
Do outro lado, o ala Marcelinho quer uma vitória para a equipe engrenar de vez. “Esse talvez seja o clássico mais importante no basquete brasileiro. Uma vitória em uma partida como essa daria uma grande moral para o time”, diz o cestinha do NBB, com média de 27,6 pontos por jogo.