A rodada desta sexta-feira no Novo Basquete Brasil (NBB) poderia ter terminado com um líder isolado da competição, mas Universo/BRB/Financeira Brasília e Flamengo venceram suas partidas e continuam empatados na ponta da tabela. Fora de casa, o time do Distrito Federal superou o São José/Unimed/Vinac, atual campeão paulista, por 84 a 72, enquanto a equipe carioca recebeu o Pitágoras/Minas e ganhou por 91 a 71.
As vitórias foram válidas pela penúltima rodada da fase de classificação. Com isso, a definição do líder, que terá mais mandos de quadra nos playoffs, ficará para domingo, quando o Flamengo vai a Brasília enfrentar a equipe da casa. Ambas os times somam 19 triunfos em 24 jogos. Além disso, não são mais ameaçados pelo terceiro colocado Minas, que perdeu justamente para o clube carioca.
Em São José do Campos, a equipe anfitriã começou melhor e abriu dez pontos de vantagem logo no primeiro quarto. Mas, liderado pelo armador Nezinho, que marcou 20 pontos, o Brasília conseguiu a virada. “O time foi muito corajoso, principalmente no segundo tempo”, disse o ala Guilherme Giovanonni, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes. “Essa vitória nos deu muita moral para decidirmos a liderança contra o Flamengo no domingo.”
Quem também ganhou moral foi o próprio Flamengo, que encarou o Minas com a ameaça de ainda perder a segunda posição em caso de derrota. Mas o time carioca sobrou em quadra e chegou a fazer 47 a 26 ainda antes do intervalo. Depois, apenas administrou a vantagem. O ala Marcelinho foi o cestinha do jogo, com 24 pontos, enquanto o norte-americano Jeffries foi o melhor pelo Minas, com 20 pontos.
O outro destaque da rodada foi a classificação do Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV à próxima fase do NBB. Fora de casa, a equipe não podia perder por uma diferença maior de que nove pontos no confronto direto contra o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina, que era o único time ainda com chances. E a vaga veio por pouco, com o time capixaba perdendo por 81 a 73.
Completando a penúltima rodada do NBB, o Vivo/Franca, já garantido nos playoffs, perdeu do Palmeiras/Lupo/Araraquara por 96 a 70. Outra zebra aconteceu na derrota do Ciser/Araldite/Univille/Joinville para o lanterna Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha da Gama, por 71 a 63. Em casa, os dois times paulistanos do NBB venceram. O Pinheiros/SKY bateu o Assis Basket por 83 a 80 e o Paulistano/Amil superou o GRSA/Itabom/Bauru por 95 a 86.
Com os resultados desta sexta, ficaram definidas as oito equipes que ainda brigarão por quatro vagas nos playoffs. Além de Brasília, Flamengo, Minas e Franca, já garantidos na fase decisiva, Joinville, São José, Bauru, Pinheiros, Assis, Paulistano, Palmeiras/Araraquara e Vila Velha duelarão para também seguir na disputa pelo título.
Confira os resultados do NBB nesta sexta-feira:
Palmeiras/Araraquara 96 x 70 Franca
Paulistano 95 x 86 Bauru
São José 72 x 84 Brasília
Flamengo 91 x 71 Minas
Joinville 63 x 71 Saldanha da Gama
Londrina 81 x 73 Vila Velha
Pinheiros 83 x 80 Assis
