O Novo Basquete Brasil (NBB) tem um novo velho líder. Uma rodada após perder a primeira colocação para o Flamengo, o Universo/BRB/Financeira Brasília (DF) reassumiu a liderança da competição. Nesta sexta-feira, o time do Distrito Federal derrotou o Ciser/Araldite/Univille/Joinville (SC), por 106 a 81, e contou com a derrota dos cariocas para o GRSA/Itabom/Bauru (SP), na prorrogação, por 108 a 105.
Com isso, tanto o Universo quanto o Flamengo estão com uma campanha de 18 vitórias e cinco derrotas. No entanto, o Universo leva vantagem no confronto direto – no primeiro turno, a equipe de Brasília superou os cariocas por 81 a 73.
“Muita gente tem falado que as derrotas que tivemos foram por desentendimentos na equipe. Todo mundo tem direito de perder. Essa vitória mostra que o grupo é muito forte e sabe dar a volta por cima vencendo bem um time como o Joinville, que também está na disputa do título”, afirmou o ala Alex, cestinha da partida com 28 pontos.
Atrás do Flamengo e do Universo segue o terceiro colocado, o Pitágoras/Minas (MG), que nesta rodada venceu o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina (PR) por 101 a 80. O time do Paraná sentiu a falta do ala Fernando Mineiro, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo durante a partida.
Outro time que aproveitou a derrota do Flamengo foi o Vivo/Franca (SP), que comemorando o aniversário de 39 anos do ala Rogério venceu, de virada, o Paulistano/Amil (SP) por 88 a 85. O ala Márcio foi o cestinha do jogo com 30 pontos. O time francano está na quarta colocação, com 17 vitórias em 24 jogos.
Confira a 11.ª rodada do returno do NBB:
Universo/BRB/Financeira Brasília (DF) 106 x 81 Ciser/Araldite/Univille/Joinville (SC)
Pitágoras/Minas (MG) 101 x 80 Campos do Conde/Sercomtel/Londrina (PR)
GRSA/Itabom/Bauru (SP) 108 x 105 Flamengo (RJ)
Assis Basket (SP) 84 x 89 São José/Unimed/Vinac (SP)
Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha (ES) 83 x 57 Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV (ES)
Vivo/Franca (SP) 88 x 85 Paulistano/Amil (SP)
Palmeiras/Lupo/Araraquara (SP) 94 x 90 Pinheiros/SKY (SP)