O Universo/Brasília deu o troco no Flamengo e empatou a série melhor-de-cinco que decide a primeira edição do NBB – o Nacional Masculino de Basquete. Neste sábado, jogando na Arena da Barra, no Rio, o time da capital federal venceu por 81 a 71 – na quinta-feira, em Brasília, o Flamengo havia feito 1 a 0.
Precisando de uma vitória para levar a série de volta a Brasília, a equipe comandada por Lula Ferreira começou o jogo tentando se impor. E conseguiu, graças a um grande início de Alex, que acertou três bolas de três. No fim do primeiro quarto, a equipe brasiliense vencia por 28 a 19.
A partir do segundo quarto, o Brasília passou a fazer o que não conseguiu na primeira partida: administrar a vantagem. A equipe acertou a defesa e contou com dia pouco inspirado de Marcelinho. O ala ainda fez 16 pontos, mas nem de longe lembrou a atuação de 32 pontos da primeira partida – teve aproveitamento de somente 25% nos arremessos.
Pelo Brasília, o destaque foi o ala Alex, maior pontuador da partida com 17 pontos, ao lado de Baby, do Flamengo. O pivô Estevam somou 11 rebotes e três tocos, e liderou o garrafão da equipe brasiliense. O bom posicionamento da defesa e os erros do Flamengo levaram a um domínio impressionante no número de rebotes: 42 a 25 para a equipe vencedora.
A terceira partida da final será às 13 horas de domingo, novamente na Arena da Barra. Independentemente do vencedor, a série terá um quarto jogo, em Brasília, no dia 21 deste mês.