O sábado não foi bom para o Brasil no primeiro dia de disputas da Copa do Mundo de Oberwart, na Áustria, uma das quatro últimas etapa do Circuito Mundial de Judô antes da definição dos classificados para a Olimpíada de Londres, o que se dará ao fim de abril. Os três brasileiros que lutaram, todos da categoria até 60kg, foram eliminados cedo.

continua após a publicidade

Melhor atleta do País na categoria, Felipe Kitadai estreou com vitória sobre o francês Thomas Cadoux-Duc, por ippon, após 3min24s de luta. Depois, perdeu por um wazari para o sul-coreano Jang Jin-Min e acabou eliminado da competição.

Kitadai é atualmente o 14.º colocado do ranking mundial e, por conta dos descartes (só um atleta por País vai a Londres), ele ocupa a 11.ª das 22 vagas olímpicas, com 538 pontos, exatos 250 de vantagem sobre o último que estaria classificado se a definição fosse hoje. O problema é que o brasileiro defende 264 pontos até o final de abril, inclusive o título continental. Em Oberwart ele defendia um bronze (40 pontos) conquistado no ano passado, quando a mesma etapa foi realizada em Budapeste.

Assim, Breno Alves, o atual 25.º do mundo, ainda teria como ultrapassar Kitadai na disputa interna brasileira. Mas ele também foi mal na Áustria e perdeu logo na estreia, para o francês Issam Nour, por dois yuko. Outro brasileiro competindo na categoria até 60kg em Oberwart, Luis Marcos Freire caiu frente ao letão Andrejs Magers em sua primeira luta.

continua após a publicidade

No domingo, sobem no tatame outros cinco brasileiros. Na Áustria competem Leonardo Leite e Luciano Corrêa, ambos da categoria até 100kg, e o peso pesado David Moura. Já na Copa do Mundo de Budapeste lutam Mariana Silva (até 63kg) e Maria Portela (até 70kg).