André.

O piloto André Azevedo terminou em quinto lugar na classificação geral da segunda etapa cronometrada do Rali Paris-Dakar 2003, disputada nesta sexta-feira na praia de Castellón, na Espanha, a última na Europa antes do embarque para a África. Ele completou o circuito de oito quilômetros na areia em 9m21s, 49 segundos atrás do vencedor, o holandês Gerardus De Rooy.

André vem se recuperando na prova. Entre Narbonne, na França, e Castellón, na quinta-feira, ele ficou em sétimo na etapa de 43 quilômetros contra o relógio depois de enfrentar dificuldades para fazer as curvas fechadas do roteiro. `Em sete delas precisamos dar ré para virar. Nosso caminhão já está com a suspensão acertada para o deserto, onde praticamente não há limite de espaço para manobras`, contou André, que corre ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec.

No ano passado eles foram os vencedores da etapa especial de Castellón. “Nosso caminhão ganhou mais potência e está bem preparado, mas a concorrência também está forte, como os DAF dos holandeses da família De Rooy (pai e filho correm em veículos diferentes), os russos Tchaguine e Kabirov com a marca Kamaz e o checo Karel Loprais, várias vezes campeão do Dakar, de Tatra, o mesmo fabricante de nosso caminhão, comparou Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax.

Carros

Na categoria carros, Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi Pajero Full, conquistaram a 17.ª posição na geral e foram quarto na categoria Super Production Diesel, com 7m49s. O resultado da dupla brasileira também melhorou uma posição em relação ao dia anterior, entre Narbonne e Castellón. O japonês Hiroshi Masuoka com o novo Pajero Evolution vem dando sinais que a concorrência terá muito trabalho esse ano. Ele venceu a etapa de hoje com 6m42s. Stephane Peterhansel, pilotando outro Evolution, ficou em segundo com diferença de apenas cinco segundos. Na geral acumulada, `Peter’ segue liderando com 43m35s. Kolberg e Roldan estão na 18.ª posição.

Nas motos, Jean Azevedo, de KTM 660, terminou a etapa de Castellón em 24.º lugar, marcando 7m39s. Na véspera ele acabara em 26.º. Na soma de tempos acumulados, Jean está na 23.ª posição no geral (53m17s). O francês Cyril Despres, também de KTM, venceu a prova de hoje (6m30s), mas quem aparece na liderança da competição é Richard Sainct, bicampeão do Dakar, com 48m29s.

A etapa de Castellón marcou a despedida da competição da Europa. Após a prova, os competidores seguiram para Valencia, onde embarcam os veículos em navios para a Tunísia, na África. Serão duas noites e um dia de viagem até o porto de Tunis. O Dakar terminará dia 19 de janeiro em Sharm El Sheikh, no Egito. No total serão 8.552 quilômetros.

continua após a publicidade

continua após a publicidade