Thiago Braz e Augusto Dutra subiram ao pódio nesta terça-feira, na etapa de Ostrava (República Checa) do Circuito Mundial de Atletismo. Os brasileiros, que fizeram os seus melhores saltos da temporada em estádio aberto, só ficaram atrás do francês Renaud Lavillenie, recordista mundial e campeão olímpico.
O melhor desempenho foi de Thiago, que precisou de duas tentativas para passar o sarrafo a 5,73m no seu melhor salto. Depois, ele fez duas tentativas em 5,83m, errando ambas, e ainda tentou uma vez 5,88m, em busca do ouro, falhando também. Com 5,73m, ficou a apenas 10cm do recorde sul-americano e assumiu o quarto lugar do ranking mundial.
Já Augusto, também da equipe da BM&F Bovespa, acertou os três saltos que tentou até chegar a 5,63m, mas depois falhou nas três tentativas a 5,73m. Ao igualar a marca que havia conseguido em Eugene (EUA), repetiu o melhor resultado da temporada. Ele ainda é o 18.º do ranking mundial, empatado com Jan Kudlicka, com quem dividiu o bronze em Ostrava.
“Quando saímos do Brasil, o Thiago e o Augusto tinham participação prevista em 11 competições, sete delas da Diamond League e algumas disputas menores. Duas etapas da Diamond já foram, mas, para garantir presença nas demais, é preciso ter boas marcas, é preciso continuar a mostrar evolução”, explicou o técnico Elson Miranda.
Além das etapas da Diamond League, que dependem de confirmação, Thiago e Augusto ainda vão saltar em Malmo (Suécia) e Berlim (Alemanha). Nos intervalos entre as competições, o grupo da BM&F Bovespa fica baseado em Fórmia, na Itália, junto com Fabiana Murer e Karla Rosa.