São Paulo – O futebol brasileiro tem dominado a Copa Libertadores da América nos últimos anos.
E a partir de hoje, com a estréia de seu primeiro representante, espera manter a recente hegemonia. O Paraná Clube integra a mais forte lista verde-amarela da história da competição.
Pela segunda vez, o Brasil terá seis times na Libertadores – a primeira foi no ano passado, mas dois eram estreantes (Paulista e Goiás). Agora o País terá cinco campeões do torneio (Inter, São Paulo, Flamengo, Santos e Grêmio), além do Tricolor da Vila, que debuta na maior competição do continente.
Ao lado do Santos, que entra em campo hoje contra o Blooming, da Bolívia, o Paraná participa da 1.ª fase da Libertadores contra o Cobreloa, do Chile.
Se passar no duelo que começa amanhã, em Calama, o Tricolor junta-se a Flamengo, Real Potosí (Bolívia) e Unión Maracaibo (Venezuela) no grupo 5. A fase classificatória começou na semana passada e teve mais dois jogos ontem.
Os seis times classificados entram nos oito grupos, quando haverá turno e returno dentro de cada chave. Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas-de-final, quando voltam os duelos eliminatórios até a grande final, marcada para o dia 20 de junho.
Clubes do Brasil ergueram a taça nos dois últimos anos – como o São Paulo (2005) e Inter (2006) – com isso, o futebol brasileiro já soma 13 títulos – ainda bem longe das 20 conquistas dos argentinos, mas com larga vantagem sobre as 8 dos uruguaios. Mas a história recente tem sido mais favorável ao Brasil. Nos últimos 15 anos, foram oito títulos conquistados.