Brasileiros partem atrás da 14.ª Libertadores

São Paulo – O futebol brasileiro tem dominado a Copa Libertadores da América nos últimos anos.

E a partir de hoje, com a estréia de seu primeiro representante, espera manter a recente hegemonia. O Paraná Clube integra a mais forte lista verde-amarela da história da competição.

Pela segunda vez, o Brasil terá seis times na Libertadores – a primeira foi no ano passado, mas dois eram estreantes (Paulista e Goiás). Agora o País terá cinco campeões do torneio (Inter, São Paulo, Flamengo, Santos e Grêmio), além do Tricolor da Vila, que debuta na maior competição do continente.

Ao lado do Santos, que entra em campo hoje contra o Blooming, da Bolívia, o Paraná participa da 1.ª fase da Libertadores contra o Cobreloa, do Chile.

Se passar no duelo que começa amanhã, em Calama, o Tricolor junta-se a Flamengo, Real Potosí (Bolívia) e Unión Maracaibo (Venezuela) no grupo 5. A fase classificatória começou na semana passada e teve mais dois jogos ontem.

Os seis times classificados entram nos oito grupos, quando haverá turno e returno dentro de cada chave. Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas-de-final, quando voltam os duelos eliminatórios até a grande final, marcada para o dia 20 de junho.

Clubes do Brasil ergueram a taça nos dois últimos anos – como o São Paulo (2005) e Inter (2006) – com isso, o futebol brasileiro já soma 13 títulos – ainda bem longe das 20 conquistas dos argentinos, mas com larga vantagem sobre as 8 dos uruguaios. Mas a história recente tem sido mais favorável ao Brasil. Nos últimos 15 anos, foram oito títulos conquistados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo