Brasileiros nos playoffs da NBA

São Paulo – Não faz muito tempo, o sonho de muitos garotos brasileiros praticantes do basquete era, um dia, defender uma equipe da NBA. O que parecia impossível virou realidade e, hoje, dois jovens de 23 anos podem, inclusive, se enfrentar na decisão do melhor campeonato do mundo.

Anderson Varejão, pelo Cleveland Cavaliers, e Leandro Barbosa, o Leandrinho, pelo Phoenix Suns, estão nos playoffs (séries melhor-de-sete jogos). Estariam eles preparados para superar os quase imbatíveis Detroit Pistons e San Antonio Spurs? Conseguiriam anular o preciso Kobe Bryant, dos Lakers?

A resposta começa ser desvendada amanhã. Mais maduros – disputaram a temporada passada e aprenderam bastante -, eles vêm dando boa colaboração a seus times. Varejão, apesar de médias pouco expressivas (0,4 assistências, 4,6 rebotes e 4,4 pontos) melhorou muito na reta final da NBA. No último jogo da fase regular, vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Atlanta Hawks por 100 a 99, o pivô brasileiro fez um double double (14 pontos e 18 rebotes).

Varejão tem um grande trunfo para chegar longe nos playoffs. No duelo contra o algoz Washington Wizards, para quem perderam três de quatro jogos no ano, a aposta do Cleveland é no talentoso LeBron James, principal cestinha da equipe.

Leandrinho, reserva do canadense Steve Nash, conta com números superiores ao compatriota. São médias de 2,8 assistências, 2,6 rebotes e 13,1 pontos por jogo. Terá de usar todo seu potencial para a missão nada agradável dos playoffs. Logo de cara, sua equipe pega o poderoso Los Angeles Lakers e seu endiabrado Kobe Bryant. O ala é o grande nome do momento nos EUA. Líder em pontos na temporada regular, sua média é a melhor desde 1996/97, quando Michael Jordan fazia 37,1 por jogo. Kobe está perto, com 35,4.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo